Estudo de viabilidade técnico e econômica fomentará consumo e produção da agricultura familiar

Para fortalecer e consolidar a produção da agricultura familiar da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) será realizado um estudo para fomentar a diversidade de produtos e ampliar o fluxo de consumidores no Mercado Público Regional, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó. A medida foi anunciada, nessa semana, durante assembleia geral ordinária do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente (CIDEMA), que integrou as comemorações do oitavo aniversário da estrutura.

Uma avaliação do negócio Mercado Público Regional com apresentação de potencialidades, desafios e encaminhamentos foi apresentada pelo coordenador regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani e o consultor do Sebrae/SC Silmar Heck. “A estrutura tem potencial para ampliar a comercialização de produtos, fortalecer os pequenos produtores e incrementar a renda das famílias rurais dos municípios da microrregião”, observaram.

Na análise do negócio, a consultoria do Sebrae/SC fez um comparativo entre atividade do Mercado Público adotada em outras regiões e em Chapecó. Como considerações apontaram a necessidade de alterar o horário de funcionamento conforme o varejo da região e ter um acervo de produtos que considere a demanda dos clientes. Heck orientou que a gestão das bancas deve considerar questões administrativas e mercadológicas, respeitando os critérios dos pequenos empresários que são responsáveis pelos negócios.

Como proposta foi sugerida que seja designado pelo CIDEMA um grupo de evolução do modelo de negócio. Entre as atividades prioritárias estão: avaliar o formato de governança, considerando destinação de espaço por municípios, mix de produtos, usos e ocupações de espaços, bem como regulamento de funcionamento e controle; definir programas disciplinares de produção, uso de marcas, registros de produtos diferenciados; estruturar programa de desenvolvimento e acompanhamento de fornecedores; implantar instrumentos de apoio aos pequenos negócios visando a melhoria de processos de compra e acesso ao Mercado Público e desenvolver um plano de marketing.

“Percebemos um encaminhamento consistente com a aprovação para o estudo de viabilidade técnica e econômica como atitude de fomento do Sebrae, CIDEMA e demais municípios envolvidos. A intenção é de que o Mercado Público Regional seja uma referência. Para otimizar e buscar novos negócios pela central é necessário a compreensão plena de papéis e suas funções, pois sabemos que têm oportunidades para fortalecer e consolidar a atividade na região”, observou Parmeggiani.

O presidente do CIDEMA, prefeito de São Carlos Cleomar Weber Kuhn, defendeu a necessidade de adotar um sistema de gestão diferenciado ou de rever a estrutura de produção dos municípios. “Neste período de recessão econômica, o Mercado Público Regional pode ser um atrativo para os municípios, podendo torná-lo um apelo de consumo e incentivo aos clientes e produtores. Por isso, esta data na qual comemoramos o oitavo aniversário será um divisor de águas, uma vez que o estudo apontará cenários, dos quais é preciso ter uma visão de iniciativa privada para que seja autossustentável. Chapecó tem um grande potencial consumidor e precisamos estimular isso, para tornar a estrutura uma referência nos produtos da agricultura familiar”, argumentou.

O presidente da AMOSC, prefeito de Chapecó José Caramori, justificou que o Mercado Público Regional não pode concorrer com os supermercados e as grandes redes, porque desta maneira estará propenso ao fracasso. “Não tem como comparar ou competir, as estratégias dos mercados estão voltadas a valorizar a gastronomia com valor agregado e este é o caminho que devemos seguir”, argumentou. Para fortalecer a estrutura, Caramori apresentou como proposta a iniciativa de parceria-pública-privada, por meio de editais gerenciados pelo CIDEMA. “Precisamos de uma visão empreendedora, com condições de viabilizar elementos alavancadores”, complementou.

ANIVERSÁRIO

O Mercado Público Regional, no bairro Passo dos Fortes, em Chapecó, iniciou nesta segunda-feira (23), as comemorações dooitavo aniversário. Para marcar a data uma programação especial foi elaborada com o objetivo de integrar as famílias e valorizar os produtos da agricultura familiar da microrregião. A iniciativa é da AMOSC, do CIDEMA, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC) e do Instituto SAGA.

Durante toda essa semana (23 a 28) haverá promoção de produtos nos boxes dos municípios da microrregião no Mercado Público Regional. No sábado (28), está prevista atividade cultural e recreativa com música ao vivo e show nativista com Xiru Pompeu, mateada com a erva-mate Anzolin, dia da beleza com produtos Mary Kay e monstra da economia solidária (ETCP). “Convidamos as famílias para que venham comemorar, pois teremos diversas promoções”, complementa o secretário executivo da AMOSC, Paulo Utzig.

ASSEMBLEIA

Os prefeitos também definiram o cronograma de perfuração de poços artesianos na região da AMOSC, que iniciará por Chapecó, União do Oeste e Caxambu do Sul. Para os demais municípios será feito o contrato de rateio com início em 1º de janeiro e término em dezembro de 2016. De acordo com o presidente do CIDEMA, os trabalhos devem iniciar no mês de dezembro e a estimativa é de que sejam realizados aproximadamente 80 poços artesianos na região. “Pelo programa será realizada a perfuração do poço, as demais despesas de manutenção e combustível serão pagas pelos municípios. Estamos trabalhando na formação da equipe e organização da documentação para agilizar o processo e para que, em um curto espaço de tempo, sejam realizadas as perfurações em todos os municípios”, complementou.

O médico veterinário do CIDEMA, Morciel Araujo Faraum, explicou os encaminhamentos sobre adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA). Também enfatizou as ações de combate à clandestinidade e educação sanitária na microrregião.

 MB Comunicação