Bovinocultores participaram de palestra sobre pastagens perenes

Na tarde de quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Agricultura e a Unidade da Epagri de Jardinópolis realizaram uma reunião técnica sobre o sistema Silvipastoril, implantação e manejo de pastagem para bovinocultura de leite. O encontro reuniu em torno de 20 bovinocultores e foi realizado na propriedade da família de Alcemir Cuminick, localizada na Comunidade de Vila Jardim. 

Por meio do Programa SC Rural da Secretaria de Estado da Agricultura é desenvolvido, nessa propriedade, o projeto Pecuária Sustentável – Produção de leite à base de pastos perenes. Referente a este assunto, os participantes receberam diversas instruções do extensionista da Epagri Claudinei Nossal. 

Entre os abordados: características das espécies de pastagens perenes, tipos de solo e quantidade de animais por determinada área, sombreamento e custo de produção. Conforme Nossal, com a rotatividade da pastagem perene é possível diminuir em até 35% a necessidade de alimentação à base de silagem. 

As principais espécies de pastagem, usadas no Sul do Brasil, são: tifton, trevos, amendoim forrageiro e missioneira. O técnico constata que com a pastagem permanente, conciliada com o plantio de árvores perfiladas e com o espaçamento correto, é possível melhorar a fertilidade do solo. Com isso, diminuindo a necessidade de adubação.   

O médico veterinário da Secretaria de Agricultura, Fernando Bevilacqua, complementou a palestra para os bovinocultores com o tema: Estresse Térmico no Animal. Uma das principais informações repassadas é que quando a vaca é submetida a altas temperaturas, sem locais para se refrescar, as consequências imediatas são: perda do desempenho produtivo, reprodutivo, sanitário e financeiro. 

Segundo Bevilacqua, o fornecimento de sombra e climatização das áreas de alimentação, como o Sistema Silvopastoril, têm impacto na redução dos efeitos negativos do estresse calórico sobre o desempenho de vacas leiteiras. “Quanto mais amena a temperatura, mais fácil fica para a vaca emprenhar, o ideal é até 25°C”, salienta. 

Bevilacqua comenta que a junção de um ambiente climatizado, com sombreamento e uma boa pastagem colaboram para aumentar a produção leiteira, gerando mais renda para o bovinocultor. 

Participaram da palestra e da visitação ao sistema Silvopastoril da família do bovinocultor Cuminick, o prefeito Sadi Gomes Ferreira e o secretário de agricultura Paulo Resende. 

Capacitação aos bovinocultores busca orientar sobre o manejo no plantio de pastagens perenes. 

Mais informações
Técnico da Epagri Claudinei Nossal 3337-0202
Médico Veterinário da Secretaria de Agricultura Fernando 3337-0091
Fotos: www.jardinopolis.sc.gov.br