Jardinópolis e União do Oeste devem criar Associação de Apicultores

Na manhã desta sexta-feira (13) apicultores de Jardinópolis e União do Oeste se reuniram na Câmara de Vereadores de União do Oeste para iniciar uma conversação para criar a associação nesse segmento, abrangendo os apicultores desses dois municípios. O encontrou contou com a participação do presidente da Associação dos Apicultores de Quilombo, Julcemar Toazza, e do instrutor do Sebrae de Chapecó, Neuri Riboli.

Conforme Toazza, o objetivo da reunião é fortalecer o associativismo e profissionalizar o apicultor. Com relação ao momento de fundar a associação, será uma decisão do grupo. “É preciso se estabelecer um grau de confiabilidade mútua entre os produtores, juntamente com o Poder Público Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura”, constata.

Toazza salientou a necessidade de manter parceria com o Sebrae, Senar, Epagri e a Federação Catarinense de Apicultores. “Este é um ano de difícil produção pela questão climática, mas quanto ao mercado está assegurado, tanto o interno como o externo, por meio da Federação”, garante.

Segundo Toazza, a abelha tem seu papel ativo na produção de mel, como saúde, alimento e agregação de valor para o apicultor. “Hoje, não haverá sustentabilidade do planeta de faltar as abelhas e as melíponas, nenhum outro inseto, na fase da terra, tem tamanha capacidade de polinização”, ressalta.

O instrutor Riboli comenta que a produção de mel é uma atividade viável na propriedade e pode ser considerada uma alternativa de renda. “O trabalho do Sebrae, nos dois municípios, já se consolidou.

O desafio para 2016 é fazer com que a apicultura se torne uma atividades viável para as famílias que integram esse projeto”, afirma. Ele defende a criação da associação para facilitar os trabalhos de orientação e a comercialização do produto. “É possível conciliar a apicultura com outras atividades, com a produção de leite”, observa Riboli.

Crédito da Foto: Dovaldo Palmorio