Seminário de Arte, Educação Ambiental e Qualidade de Vida

Definido para o próximo dia 24, entre 13h30 e 17h30, no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó, Sala Ciro Sosnosky, o Seminário de Arte – Educação Ambiental e Qualidade de Vida. O evento reunirá profissionais da área de educação do Município, com público estimado de 150 pessoas, e é organizado pela Associação de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia – ACEMAT.

Três palestras estão na programação:

Dr. Rodrigo da Cunha Amorim – Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Justiça de Chapecó. Palestra: A função social do Ministério Público Estadual: Ações da 9ª Promotoria de Justiça. 1h30.


Émerson Nunes Horostecki – Engenheiro Agrônomo, Especialista em Ecologia com Ênfase em Educação Ambiental. Palestra: A contribuições da Educação na arborização urbana, paisagismo e qualidade de vida. Possibilidades e desafios. 01h30.

Dra. Claidi Todescatt – Pedagoga, Especialista em Supervisão Educacional. Mestre em Gestão e Auditorias Ambientais. Doutora em Ciências da Educação. Palestra: O terceiro Setor: A Arte – Educação Ambiental e Qualidade de Vida por meio da Pedagogia de Projetos. Presidente da ACEMAT. 1h.

Também programado o lançamento da 2ª edição da Revista Práticas de Arte-Educação Ambiental: Arborização Urbana e Qualidade de Vida, Mostra Interativa de Banners, e distribuição de folders.

O projeto

O projeto Educação Ambiental e Qualidade de Vida por meio da Pedagogia de Projetos envolve atividades a partir das demandas das escolas. Já foram realizadas dezenas de visitas técnicas às escolas a fim de orientar e documentar os aspectos de Educação Ambiental e em especial o manejo da arborização, ajardinamento, a exemplo do trabalho desenvolvido na EBM Mirian Elena Meyer, onde foi arborizado o espaço da Escola e plantadas 25 mudas de árvores nativas e ornamentais visando recuperar o ambiente degradado e envolver a comunidade escolar no plantio, manejo e cuidado com o ambiente.

Agenda

Nesta quarta-feira, 11 de novembro, programada palestra educativa, Mostra de Banners e Oficina Pedagógica na EBM Maria Bordignon Destri, com 400 alunos – 200 no período matutino e 200 no período vespertino.

Dia 17 de Novembro: 13h30 – Trilha de Interpretação Ambiental ao Porto Goio-En com um grupo de 30 alunos do Grupo de Educação Ambiental da EBM Mirian Elena Meyer.

Dia 17 de Novembro: 13h30 – Trilha de Interpretação Ambiental ao Porto Goio-En com um grupo de 30 alunos da EBM Herbert de Souza.

Em 2015 a Prefeitura de Chapecó, por meio do Fundo Municipal para Reconstituição dos Bens Lesados – FMRBL, celebrou convênio com a ACEMAT no sentido de incentivar as atividades e produzir materiais instrucionais. Nesse projeto foi contemplada a 2ª Edição da Revista ‘Práticas de Arte-Educação Ambiental e Arborização Urbana para a Qualidade de Vida’ com uma tiragem de 500 cópias, edição de 10 mil folderes sobre cuidados com a arborização urbana e 10 banners que farão parte do acervo da ACEMAT para trabalhar com arte-Educação Ambiental.

A Associação de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia – ACEMAT, é uma entidade da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos que se dedica a desenvolver projetos, programas na área da arte-educação ambiental. A instituição conta com 400 famílias associadas que participam das atividades voluntariamente para viabilizar atividades didáticas e pedagógicas nas práticas docentes junto às diferentes comunidades escolares, bem como as interativas e instrucionais na área da educação ambiental.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433.
Fernando Mattos – 9911-0100