Formosa do Sul participa da IV Mostra Cultural das Etnias em Pinhalzinho

No último sábado (24), idosos de Formosa do Sul estiveram representando o município na IV Mostra Cultural das Etnias de Pinhalzinho.Durante a Mostra foi realizada a apresentação dos resultados do projeto Tempo di recordare: saberes, fazeres e expressões da cultura ítalo-brasileira no oeste catarinense.

O projeto teve como objetivo reunir um banco de dados sobre saberes e fazeres, costumes, manifestações e expressões da cultura ítalo-brasileira, a fim de disponibilizá-lo a pesquisadores, estudantes e comunidade.

A pesquisa integrou relatos e informações dos municípios de Pinhalzinho, Nova Erechim, Formosa do Sul, Maravilha, Palmitos e Caxambu do Sul. No município de Formosa do Sul participaram da pesquisa as seguintes pessoas: Pierina Baggio, Inês Bregalda, Olsarim e Sibila Fossatti, Rufino Lazarotto, Baptista e Clementina Bertol e Ademírio Comunello.

Com a finalidade de representar alguns dos temas enfocados na pesquisa, durante a mostra foram realizadas diversas apresentações que mostravam os costumes dos descendentes de italianos, que são comuns também a outras etnias, como a lida no campo, as músicas, o filó, entre outros. O grupo de idosos de Formosa do Sul apresentou o tema religiosidade, retratando a chegada da capelinha em procissão realizada entre vizinhos antigamente.

A chefe do Departamento de Cultura de Formosa do Sul, Daiane Frigo, acompanhou o grupo durante a Mostra e destaca a importância de projetos como este para preservar a história da nossa região e dos nossos antepassados. “Há que se voltar o olhar para bons costumes que faziam parte da vida dos nossos antepassados e nós deixamos para trás. Estamos perdendo o sentido de vida em comunidade, que foi a força dessas gerações em tempos de dificuldade. Pesquisar essas histórias é também uma forma de refletir sobre nosso modo de vida”, destaca Daiane.

Os resultados da pesquisa, que faz parte deste projeto, contemplam uma cartilha, um documentário, uma exposição itinerante, além de oficinas de formação e ações educativas. A exposição passará pelo município de Formosa do Sul no próximo ano, e poderá ser visitada no Museu da cidade.