Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial atenderá 54 municípios do oeste

O Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET) da área de abrangência dos municípios que compõem a coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC foi lançado, na noite dessa quinta-feira (22), em Chapecó. O evento contemplou a programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e reuniu representantes dos Poderes Públicos Estadual e municipal, representantes de entidades empresariais e institucionais, associações de municípios, empresários, entre outros.

A coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC atende 54 municípios, o que representa 12% do território catarinense, 9% da população estadual, 8% do PIB, 10% das MPEs e 9% dos empregos gerados pelas pequenas empresas. A assinatura do protocolo de intenções para implementação do DET marcou o início do desenvolvimento de ações que contribuirão para o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e o fortalecimento dos pequenos negócios da região.

Na abertura, o diretor superintendente do Sebrae/SC, Guilherme Zigelli, ressaltou a vocação e a capacidade empreendedora de Santa Catarina, lembrando que os pequenos negócios representam 99% das empresas do Estado.“Este projeto será estratégico para consolidar a vocação empreendedora e ampliar as oportunidades às empresas de pequeno porte”.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, valorizou a parceria com o Sebrae/SC, destacando a credibilidade das ações desenvolvidas pela entidade. “Com o DET, queremos representar um modelo a ser seguido em todo o País. O programa terá papel estratégico nos esforços para fortalecer o empreendedorismo”.

O deputado estadual Mauro De Nadal enfatizou que, apesar do atual cenário da economia, o setor que faz a máquina mover está a todo o vapor. “Um exemplo é o Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial que oferece toda a estrutura necessária para obter resultados práticos em SC”.

Para o diretor de desenvolvimento regional e das cidades da Secretaria de Estado de Planejamento e coordenador técnico do Núcleo Estadual da Região da Faixa de Fronteira, Norton Flores Boppré, pela determinação e vontade de crescer, este é mais um projeto que se junta às demais ações realizadas para fortalecer a economia do Estado, completou o diretor de desenvolvimento regional e das cidades da Secretaria de Estado de Planejamento e coordenador técnico do Núcleo Estadual da Região da Faixa de Fronteira, Norton Flores Boppré.

 O diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, reconheceu a importância da parceria do Governo do Estado, dos Municípios, das entidades empresariais e do Sebrae Nacional, representado no evento pelo secretário adjunto Gilberto Barbosa dos Santos,  para concretização e implementação do DET. Ressaltou que o Sebrae não é o ator principal e, quando cada um faz a sua parte, os resultados são valiosos. “Vale mencionar o Projeto Encadeamento Produtivo, realizado em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos. A ação principal é realizada pela Aurora e tudo anda em sincronia”, exemplificou, ao citar um dos maiores programas de desenvolvimento da cadeia produtiva do agronegócio do país.

O prefeito de Pinhalzinho, que representou a Associação dos Municípios do Oeste de SC (AMOSC) Fabiano Da Luz, o presidente da Facisc Ernesto João Reck, o presidente da FCDL Ivan Roberto Tauffer e o vereador Ildo Antonini também destacaram que o projeto será essencial para o crescimento dos municípios, da região e, consequentemente do país.

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o DET tem por objetivo dinamizar a economia da região com atendimento aos empreendedores formais e informais, visando contribuir com o desenvolvimento econômico e a transformação da realidade local. A iniciativa é destinada aos empreendedores individuais, empresas de pequeno porte, microempresas, potenciais empreendedores, empresários e produtores rurais do oeste catarinense.

O foco é constituir uma rede de cooperação que oportuniza a participação em projetos que visam o aumento da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios, de forma individual ou organizada por segmentos, setores ou cadeias produtivas. A iniciativa também oportunizará a capacitação dos integrantes da rede de cooperação, além de atuar na implementação da Lei Geral das MPEs, entre outras ações.

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

O evento integrou a programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que no oeste catarinense é realizada pela coordenadoria regional oeste do SEBRAE/SC com a parceria do Poder Público Municipal, ABCOL, ACACITRUS, DEATEC, UNOESC, UDESC, UFFS e UNOCHAPECO.  

O foco do evento é a difusão de práticas inovadoras e tecnologia nos pequenos negócios, além da ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico e social.  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo o país desde 2004 e o tema deste ano é “Luz, Ciência e Vida. 

MB Comunicação