Exame para detectar Tracoma é realizado em alunos

Hoje, uma equipe técnica da Regional de Saúde de Chapecó esteve na Escola Nucleada Municipal Castro Alves para fazer o exame de tracoma. Do total de 87 alunos avaliados, oito casos foram positivos. A doutora da Unidade de Saúde de Jardinópolis Thanara da Costa avaliou como uma quantidade expressiva de casos.

Conforme orienta o Ministério da Saúde, constado que o aluno tem essa doença nos olhos, o tratamento já foi feito na própria unidade escolar. Dos oito casos, dois foram detectados em 2014 e voltaram a ser avaliados pela equipe. As famílias dos alunos com tracoma vão receber uma orientação para tomar a medicação.

O Tracoma é uma doença dos olhos, causada por uma bactéria de nome científico Chlamydia Trachomatis que ocorre principalmente nas crianças. Os sintomas dessa doença se assemelham aos da conjuntivite, no entanto, o Tracoma pode levar à cegueira.

Os principais sintomas são: olhos vermelhos, irritados, lacrimejantes, com secreção, coceira na região ocular, “sensação de areia” nos olhos e intolerância à luz. A transmissão acontece quando se entra em contato com a secreção dos olhos de uma pessoa infectada.

A enfermeira da Unidade de Saúde, Glaucia Ziliotto, comenta que são várias as maneiras de se prevenir: evitar coçar os olhos, lavar as mãos e o rosto com água corrente e sabonete, não usar toalhas, lenços e objetos de outras pessoas.


Att,
Idiomar Tessaro – Jornalista
Assessoria de Comunicação
Município de Jardinópolis – SC
49-3337-0004