Assistentes sociais organizam participação nas Conferências Estaduais

O planejamento para participação nas Conferências Estaduais foi debatido na reunião do Colegiado de Gestores e Técnicos de Assistência Social da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na última semana, no auditório da entidade, em Chapecó.

A partir do mês de setembro serão realizadas as etapas estaduais das Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional (10 a 12/09), da Assistência Social (19 a 21/10), da Criança e do Adolescente (26 a 27/11) e a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (4 e 5/11), que serão realizadas em Florianópolis.

A Conferência Estadual da Juventude (17 e 18/10) e a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres (12 a 14/11) serão realizadas em Lages.

A Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência (11 a 13/11) será realizada em Balneário Camboriú.

Conforme definição do Colegiado e objetivando a representatividade da região será organizado transporte coletivo para as Conferências da Segurança Alimentar e Nutricional, Criança e Adolescente e para Assistência Social, dependendo da adesão dos municípios e visando a redução dos custos aos municípios.

De acordo com a assistente social da AMOSC, Marlete Bruschi Weschenfelder, o objetivo é a participação dos delegados nestas etapas das Conferências, mas, também visando a diminuição dos custos com o deslocamento dos delegados eleitos nas etapas municipais e/ou regionais. Marlete lembra também que as despesas com hospedagem e alimentação dos delegados eleitos da sociedade civil serão por conta da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Já dos delegados governamentais as despesas serão por conta dos municípios.

CAPACITAÇÃO

Também foi debatida a proposta de capacitação com carga horária de 100 horas, sendo organizada em cinco módulos de 20 horas. Entre as temáticas estão proteção integral, atribuições e funções do conselheiro tutelar, políticas públicas (saúde, pessoa com deficiência, assistência social e educação), SIPIA, APOIA on line e oficina prática sobre a atuação.

Os assistente sociais também abordaram a Campanha Estadual de Combate às Drogas, lançada no dia 25 de agosto. De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori, serão realizadas oficinas sobre Conselhos de Entorpecentes nos municípios. “O objetivo é preparar os municípios catarinenses para a criação e funcionamento dos Conselhos Municipais de Entorpecentes (COMENs), bem como orientar as Associações de Municípios para serem os articuladores das informações para seu pleno funcionamento”, explicou. Participarão representantes governamentais da política de saúde e assistência social, que atuam no atendimento direto das famílias envolvidas com entorpecentes, bem como demais representantes da sociedade civil interessados no assunto. A abrangência será os municípios da AMEOSC, AMERIOS, AMNOROESTE, AMOSC e AMAI.

MB Comunicação