Formação continuada de professores em Pinhalzinho busca soluções para integrar família e escola

É um momento de investimento nos professores

 
Nesta quarta-feira (26-08), no Auditório da Câmara de Vereadores, o Município de Pinhalzinho, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza, manhã e tarde, uma Formação Continuada dos professores da rede municipal de ensino. Participaram também professores de Aguas Frias, Nova Erechim, Serra Alta e Sul Brasil.

Este encontro é mais um de uma série e está a cargo da Unochapecó. O Reitor da universidade, Odilon Luiz Poli, presente nesta atividade, destaca que a capacitação está alicerçada em três temas principais: a relação entre a família e escola, queda na disciplina e entendimento de limites dos alunos e o crescente desinteresse do aluno pelo estudo e o ambiente escolar.
 
“Eu parto da convicção de que as famílias não estão tão próximas da escola porque elas não têm clareza do que pode ser feito; dito isso, reforço que é a escola que tem o dever de fazer com as famílias compreendam a mudança no contexto social e o que isso reflete no tripé família-aluno-escola”, explica Odilon.
 
A secretária municipal de educação, Fabiana Merigo, comenta que essa formação e seus temas de trabalho partiram de uma demanda direta dos professores, através de pesquisa realizada.

“É uma parada importante para a gente repensar o que estamos fazendo na escola; e a efetividade de futuras ações dos professores para atacar esse principais problemas cresce se os temas para capacitações partirem deles próprios”, diz Fabiana.

A secretária também relembra que a educação municipal tem várias atividades que buscam essa reaproximação das famílias com a escola, citando o EducAção, o Chá da Integração, Recital de Poesias e o Seminário de Ciências.

Ambos concordam que os professores vivem uma rotina atribulada, num turbilhão de ações e reações e, que esta pausa para repensar estratégias e definir soluções é, mais do que tudo, uma atitude de respeito com os professores.

“O professor fortalecido faz diferença, e isso é também um investimento na sociedade. Quanto melhor é a educação que fazemos agora, nos sentidos cognitivo e sócio emocional, melhores cidadãos teremos no futuro”, finaliza Odilon Poli, Reitor da Unochapecó.

Obs: Em anexo áudio reportagem com Odilon Poli e Fabiana Merigo (completo, com perguntas do repórter)