Política da criança e do adolescente é tema de reunião do Colegiado de Conselhos Tutelares

Para abordar assuntos da política da criança e do adolescente foi realizada reunião do Colegiado de Conselheiros Tutelares e de Direitos da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), nessa semana, no auditório da entidade, em Chapecó.

Os conselheiros municipais avaliaram a Conferência Regional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, realizada no dia 3 de agosto, na qual foram eleitos os delegados que participarão da etapa estadual da Conferência prevista para os dias 26 e 27 de novembro deste ano, em Florianópolis.

Também foram debatidas questões sobre o processo de escolha unificada para conselheiros tutelares, que ocorrerá no mês de outubro.

Para finalizar os conselheiros municipais sugeriram ações que serão realizadas no dia 24 de setembro, reconhecido como Dia Estadual de Combate à Violência e Exploração Infantojuvenil. Nesta data, cada município realizará atividades voltadas ao tema.

De acordo com o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori, em paralelo a esta atividade a comissão regional de estudo do protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual realizará encontros com os segmentos envolvidos, a exemplo da saúde, educação, assistência social, conselho tutelar, rede hospitalar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “O objetivo é a atualização do protocolo para depois apresentá-lo à rede de atendimento de vítimas de violência aguda da região da AMOSC”, complementou.

MB Comunicação