Inicia o segundo semestre letivo na Rede Municipal de Ensino

Iniciou nesta segunda-feira (03), o segundo semestre letivo na Rede Municipal de Ensino. Mais de 20 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental voltaram às salas de aula, em 78 unidades educativas. As atividades também retornaram nas instituições conveniadas, como: Chapecó Criança, Universidade Aberta do Brasil e Centros de Educação Infantil Comunitários e Domiciliares.
    Nas Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipal, a recepção foi calorosa, com espaços decorados especialmente para as crianças e atividades especiais, para matar a saudade dos colegas e dos professores. “É sempre bom acompanhar a volta às aulas, depois de um período de descanso. Os alunos voltam animados e isso é muito importante para que o processo ensino aprendizagem aconteça com qualidade”, disse a Secretária Municipal de Educação, professora Astrit Tozzo.

Professores preparados

    Para que este semestre traga novidades, as aulas começaram cedo para as equipes de trabalho nas escolas. Desde o dia 27 de julho, cerca de 3 mil profissionais, entre professores, gestores educacionais, coordenadores pedagógicos, secretárias, merendeiras e estagiárias, passaram por uma semana inteira de capacitação, através do Projeto “Eu posso mais”.
    A formação, que acontece de maneira contínua, trouxe à Chapecó, grandes nomes no cenário educacional como o professor Rodrigo Sartório, abordando o tema “Motivação, emoções e sentimentos em crianças e adolescentes”. Gestores das EBM’S e CEIM’S, participaram ainda da palestra “Mudar é difícil? Acomodar é perecer”, com o professor Sérgio Cortella. Para encerrar a as atividades o escritor César Nunes, emocionou a plateia falando sobre a humanização da escola.
    “A formação deste semestre abordou questões muito importantes que vão de encontro a um novo jeito de fazer educação. A maioria dos temas abordados, trouxe assuntos que envolvem a educação do século XXI, a emoção e a humanização do ambiente escolar, no sentido de acolher o aluno, o colega de trabalho, os pais”, explica a professora Astrit.
    Além de cursos e palestras, oficinas marcaram um tema importante para o dia a dia do professor. Temáticas como os cuidados com a voz, o gerenciamento do estresse, hábitos alimentares e qualidade de vida, foram desenvolvidos com o grupo.

Novidades para o segundo semestre

    “O semestre inicia com boas notícias”, enfatiza Astrit. Nesta terça-feira (04), às 13h30, a Prefeitura de Chapecó entrega as instalações da antiga EBM da Serraria Reatto, à comunidade e comemora os 25 anos da EBM Nova Aurora. Ainda neste mês de agosto, estão marcadas as inaugurações do Ceim Paraíso, Ceim Criança Feliz, Ceim Ciranda da Criança, do ginásio de esportes da EBM Anita Garibaldi e a quadra coberta da EBM Diogo Alves da Silva.
    Iniciam também as atividades de capacitação do Projeto Edulab21. “Chapecó será o único município brasileiro a desenvolver este projeto piloto, pelo instituto Ayrton Senna. Vários encontros de formação estão previstos para este semestre, com o objetivo de capacitar os grupos de trabalho”, explica Astrit.
Dentre os objetivos do programa está formar crianças e jovens para superar os desafios do século XXI. Desenvolvendo capacidades para aprender, viver, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Mais que memorizar informações, irá estimular os estudantes a processar, selecionar e analisar criticamente a informação. O Edulab21 será lançado oficialmente no dia 20 de agosto. “Com certeza este será um bom período para a educação, que tem sempre como foco a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos”, finaliza Astrit.


Texto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Fotos: 01, 02, 03 – Volta às aulas/ Daniel Rossetto/ Divulgação/ PMC.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433
Fernando Mattos – 9911-0100