Campanha de Vacinação de Hepatites Virais é realizada com sucesso e considerada positiva

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos avalia como positiva a campanha de vacinação de Hepatites Virais realizada no último sábado, dia 25 de julho, na Unidade Básica de Saúde do centro. O dia ‘D’ focou a imunização da Hepatite tipo B na faixa etária de 01 a 49 anos. A mobilização além da orientação e prevenção, também ofertou a prevenção da hepatite, doença epidêmica na região.

Segundo a enfermeira, Andréia Endler Hermann, a campanha de Mobilização Nacional contra as Hepatites Virais alcançou as expectativas. Segundo a enfermeira, foram realizados acompanhamentos das cadernetas de vacinas para atualização e a vacinação daqueles que não haviam ainda realizado a vacina contra a hepatite B. “Foram também realizados 69 testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis”, comenta. Todas as ações foram desenvolvidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos.

Hepatite – o melhor é a prevenção!

A hepatite é uma inflamação no fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada por abuso do consumo de bebida alcoólica e por reação indesejada de alguns medicamentos.

Sinais e sintomas: Cansaço, dor abdominal, fezes claras e urina escura, pele e olhos de coloração amarelados, febre, enjôo e vômitos.

Tipos de hepatites virais mais comuns:

HEPATITE A

O vírus é transmitido pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas pelo vírus. A prevenção é baseada em lavar as mãos após ir ao banheiro, ao manipular/preparar alimentos e antes das refeições; lavar bem os alimentos crus (frutas, verduras e legumes) e deixar mergulhados por 30 minutos em solução com duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5 % diluída em 1 litro de água. A vacinação já esta disponível no SUS para crianças de um ano até um ano e 11 meses de idade, e ainda para grupos de risco como portadores crônicos de hepatite B e C, menores de 13 anos com HIV/ AIDS, entre outros.

HEPATITE B

A hepatite B, em alguns casos, pode cronificar, gerando outras complicações da doença. Sua forma de transmissão é o sangue, através do compartilhamento de objetos como seringas, agulhas, lâminas de barbear, materiais de manicure, tatuagens, colocação de piercings, odontológicos e cirúrgicos não esterilizados, e/ ou nas relações sexuais sem preservativo.

Gestantes portadoras do vírus, podem transmitir ao feto, sendo identificado no pré-natal, o que permite tomar medidas preventivas ao recém nascido logo após o nascimento impedindo o desenvolvimento da doença no mesmo.


HEPATITE C

A hepatite C apresenta maior chance de cronificar e gerar complicações à doença, como cirrose e hepatocarcinoma. É transmitida pelo sangue e compartilhamento de objetos perfuro cortantes (seringas, agulhas, entre outros). Atentar para quem recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados antes de 1993. A transmissão sexual é menos freqüente.

Prevenção da hepatite B e C: Vacinação contra hepatite B em menores de 49 anos e grupos vulneráveis (hepatite C não existe vacina); não compartilhar objetos de uso pessoal ( lâminas de barbear, depilação e manicure); assegurar materiais descartáveis e/ ou esterilizados em procedimentos, na colocação de piercings e para fazer tatuagens; uso de preservativos em todas as práticas sexuais; no caso de usuários de drogas, não compartilhar: seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação.



Fernando Heinen – Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Carlos

E-mails: imprensa@saocarlos.sc.gov.br / fernando101.5fm@hotmail.com

Fones: (49) 3325-3000 e (49) 3325-3015

Acesse: www.SAOCARLOS.sc.gov.br

Curta: www.facebook.com/prefeituradesaocarlos

 

Fotos: Secretaria de Saúde