Lançado novo Livro de Fotografias em Chapecó.

Chapecó, 27/07/2015 – Segunda-feira – Um novo livro foi lançado em Chapecó neste final de semana. A obra chamada de “Nominando” é do autor e fotógrafo Evandro Carlos Bedin. A obra é inovadora e se apresenta como um livro de fotografias com legendas.
           O projeto é pouco convencional, pois foi construído de forma colaborativa, envolvendo mais de 214 pessoas, sendo 47 delas da cidade de Chapecó. Estes convidados, com idades entre 3 e 81 anos,  auxiliaram na confecção do livro, criando legendas para as 87 fotografias do autor.
          No total, o livro traz 637 nomes únicos e, segundo o autor, insubstituíveis. “Estas fotografias da vida comprovaram na prática, que os paradigmas e as diferentes visões de mundo e cultura, fazem com que cada pessoa perceba a imagem de maneira distinta e própria. Cada pessoa tem um referencial e observou a imagem de acordo com suas convicções e referências”, ressalta o autor.
        O Prefeito de Chapecó, José Caramori, esteve presente no lançamento oficial da obra e destaca que o Poder Público Municipal investe nas mais diferentes manifestações culturais, com foco na valorização e no desenvolvimento das produções locais.
        A iniciativa de construção do livro surgiu em conjunto com a Fundação Franklin Cascaes, uma vez que a obra foi produzido através da Lei de Incentivo a Cultura. A  sequência deste trabalho já está planejada e se dará com as novas obras já em fase de aprovação, como por exemplo, os livros “Nominando Serra Catarinense” e “Nominando Desterro”.
        Para a Secretária de Cultura de Chapecó e Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Roselaine Vinhas, trabalhos como este engrandecem a história e as produções artísticas de Chapecó. “Este projeto é um exemplo de coletividade, onde diversas pessoas auxiliaram na criação de uma obra encantadora. Cada um com o seu olhar, ajudou a construir ideias e emoções para as fotografias, expondo suas convicções e sentimentos através dos nomes dados a cada imagem. Um livro repleto de riquezas e detalhes que carregam a subjetividade e o pensamento do autor”, destaca Roselaine.     


O Autor

Evandro Badin é Chapecoense, nascido em 1969. Formado em administração de empresas, dirige há 18 anos a entidade Junior Achievement SC. É fotógrafo por pura paixão, autodidata, sem formação artística acadêmica, começou a fotografar na década de 90.
Suas obras ​buscam se diferencia​r pela sensibilidade de interpretar a realidade de modo não convencional. Ao desenhar com a luz, suas abordagens traduzem momentos mágicos, eternizados no tempo. Do colorido ao preto e branco, o repertório é vasto, enaltecendo a macrofotografia e as belas paisagens.
Adepto ao conceito do fotógrafo Henri Cartier-bresson, Evandro procura alinhar todos os sentidos na hora de clicar, buscando sempre um conceito, uma nova emoção aliada ​à técnica. Acredita na fotografia como arte. A arte de cortar com paciência a realidade em espaço e tempo, na companhia eterna da luz, sombra e sentimento.
Inspirado pela natureza, sua inquietação como artista é destacar o belo e o inusitado; compartilhar e abstrair os mais variados conceitos imersos na realidade.

Texto: Elizandra Buss | Fotos: Mauri Oliveira/PMC

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433