Formação de professores enfoca o planejamento e desenvolvimento do processo de aprendizagem

Os professores do ensino fundamental da rede municipal da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) participaram, na última semana, de formação continuada, desenvolvida pela Unochapecó. A iniciativa integra as metas estabelecidas pelo Colegiado de Secretários Municipais de Educação da microrregião.

“O objetivo é definir ações que serão desenvolvidas e implementadas pelos educadores participantes no seu cotidiano de trabalho, em relação ao planejamento e desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem, bem como relação aos principais problemas por eles enfrentados em sua prática pedagógica”, observou o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó José Caramori.

A formação iniciou em abril deste ano e a conclusão está prevista para outubro, com a certificação de 40 horas de formação. De acordo com coordenadora do Colegiado, Vanusa Rech Citadella, a formação traz temas enfrentados no cotidiano da escola e busca, em conjunto, soluções que possibilitem executar e por em prática os conhecimentos e melhorar as ações, na busca da construção e descontrução de estratégias pedagógicas.

Participaram ativamente do processo de planejamento das ações os secretários de educação e equipes pedagógicas, que desde novembro de 2014 reuniram-se para discutir como deveria ser desenvolvida a formação. Em fevereiro deste ano, os professores e gestores/diretores do ensino fundamental também foram integrados ao planejamento da formação, no qual responderam um questionário de caracterização da realidade e apontaram os maiores desafios enfrentados atualmente na escola.

O resultado do questionário foi considerado para realização da formação. Entre os principais temas elencados pelos professores estão: relação família e escola, indisciplina e falta de limites e a desmotivação e desinteresse dos alunos. De acordo com o reitor da Unochapecó, Odilon Luiz Poli, com a adoção dessa metodologia será possível chegar a solução mais significativa e imediata. “As formações pedagógicas são fundamentais para que tenhamos de fato uma escola de qualidade com profissionais cada vez mais preparados para compreender e agir com competência, coerência, solidariedade e amor pela profissão, fazendo da escola um lugar acolhedor e de construção de conhecimentos importantes para a vida dos alunos”, ressaltou.

A assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, explicou que com base nessas temáticas a formação ocorre em polos com os municípios próximos, são eles: Polo de Quilombo (Santiago do Sul, Formosa do Sul e Irati), Polo de Coronel Freitas (Nova Itaberaba, Cordilheira Alta, União do Oeste e Jardinópolis), Polo de Pinhalzinho (Serra Alta, Sul Brasil, Nova Erechim e Águas Frias) e Polo de São Carlos (Águas de Chapecó, Guatambu, Planalto Alegre e Caxambu do Sul).

 

MB Comunicação