Foz do Chapecó reduz a vazão e Rio Uruguai baixa

Por hora a notícia é boa. Segundo a Usina Foz do Chapecó foi reduzida consideravelmente a vazão de água hoje cedo, fazendo com que o Rio Uruguai baixasse em torno de um metro e meio. O que é muito bom. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o nível do rio esta estabilizado. Porém o alerta continua, sendo que o nível da água pode aumentar novamente, pois ainda há previsão de chuva para as próximas horas/dias.

Ainda ontem, terça-feira (14), o Prefeito Municipal de São Carlos, Sr. Cleomar Weber Kuhn, recebeu o alerta da Usina Foz do Chapecó de que o volume de água do Rio Uruguai teria grande possibilidade de ser o mesmo do ano passado. Na oportunidade o Prefeito recomendou à todos os ribeirinhos e especialmente as famílias atingidas no ano passado, que começassem a retirar seus pertences das casas para evitar transtornos e correria de última hora.

Foi o que aconteceu, ontem terça-feira das 14 às 21 horas, equipes da Prefeitura Municipal e muitos voluntários ajudaram na retirada de pertences de casas e estabelecimentos, principalmente de móveis e eletrodomésticos. Segundo o Prefeito Cleomar, cerca de 40 famílias foram alojadas em lugares seguros, a grande maioria no Ginásio e Salão Comunitário do Balneário Pratas.

Comunicado – Foz do Chapecó Energia

A Foz do Chapecó Energia, emitiu comunicado de alerta, ainda na terça-feira (14), informou no mesmo que a vazão de água no Rio Uruguai aumentou consideravelmente em decorrência do grande volume de chuvas. Informou ainda de que atualmente a vazão total de água ultrapassa os vinte mil metros cúbicos por segundo . Esta vazão é a água que passa pela usina mais a água do Rio Chapecó. O que mais preocupa é a previsão de mais chuva para os próximos dias.

Para se ter uma ideia, vinte mil metros cúbicos por segundo foi a mesma vazão registrada na cheia de agosto de 2011. Este volume de água representa também quase 70% da vazão registrada na enchente do ano passado. Portanto a população deve ficar alerta às orientações e recomendações da defesa civil.

A Foz do Chapecó Energia em seu comunicado lembra que a abertura e o fechamento das comportas da usina são comandados pelo operador nacional do sistema elétrico, órgão do governo que coordena a geração de energia no país. O operador nacional está acompanhando a situação e controla os reservatórios de modo a tentar amortizar o impacto das chuvas.