Pré-natal de qualidade colabora com gestação de sulbrasilenses

A Secretaria de Saúde de Sul Brasil realiza um atendimento diferenciado para as gestantes. O objetivo é cuidar da saúde do feto e da mãe, durante e após a gestação.

O pré-natal é uma série de exames e trabalhos informativos desenvolvidos durante o período de gestação. Em Sul Brasil, há uma média de 25 gestantes que mensalmente recebem consultas e palestras na Unidade Básica de Saúde com temas relacionados aos cuidados com alimentação, amamentação, medicamentos, emocionais e outros.

O resultado alcançado do pré-natal é a garantia de que a gestação ocorra da melhor maneira possível, como explica o secretário de Saúde, Cleomar Provenci. “Cuidados do grupo de gestantes que uma vez por mês se reúnem e são orientadas sobre diversas temáticas e neste mesmo dia recebem a avaliação da enfermeira e do médico, além dos atendimentos e exames de rotina que ocorrem fora desse horário. Tudo isso é uma prioridade para a equipe da Secretaria de Saúde que visa garantir a saúde da mãe e do bebê”, explica.

Parto: Como e onde é realizado

O município de Sul Brasil possui uma parceria com o Hospital São José de Maravilha em diversos procedimentos, entre eles o serviço de parto. Os pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de forma gratuita e são atendidos pelo SUS que realiza somente parto normal, com exceção dos casos em que o médico indica cesárea.

A vantagem oferecida neste hospital é o acompanhamento de ginecologista e obstetra durante o parto. E ao nascer, o bebê recebe imediatamente a avaliação de um pediatra e fonoaudiólogo. “Além de todo atendimento especializado dado à mãe e ao bebê, o Hospital São José tem ótima estrutura de acomodação necessária”, finaliza Cleomar Provenci.