Curso de Conservas de Temperos e Hortaliças vem auxiliar as mulheres do campo

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Quilombo, vem disponibilizando vários cursos para os munícipes de União do Oeste no decorrer do ano. 

Nesta semana estão sendo realizados dois cursos de Conservas de Temperos e Hortaliças, sob a coordenação da instrutora do SENAR, a engenheira de alimentos Larissa De Fré, da cidade de Herval d`Oeste – SC.  Cada curso totaliza 16 horas de aprendizagem, sendo realizados nas comunidades de Santa Terezinha e Santo Antônio do Meio, envolvendo mulheres agricultoras do local. 

O objetivo dos cursos é qualificar as produtoras rurais para que utilizem os alimentos disponíveis em maior quantidade nas safras, para produzirem conservas, molhos, e temperos de forma artesanal, que possam ser estocados e utilizados nos períodos de menos produtividade do ano. 

Conforme a instrutora Larissa, além dos métodos de conservação como branqueamento, esterilização e pasteurização, as participantes estão aprendendo a fazer mais de oito (8) receitas, entre elas: conserva mista decorada, conserva de com cenoura, conserva de pepino, conserva de cebola, conserva de repolho, conserva de abobrinha, sal temperado para churrasco, molho de catchup, pasta de alho, massa de tomate, entre outros. Larissa lembra que ao invés de comprar pronto do mercado, estar fazendo os próprios produtos irá diminuir custos para a família, além de ter alimentos mais saudáveis. 

Na tarde desta terça-feira (30) o vice-prefeito Celso Matiello acompanhado do assessor de cultura, Ivan Carlos Girotto, participou no encerramento do curso na comunidade de Santa Terezinha. O vice Celso parabenizou as participantes por aproveitarem a oportunidade, obtendo conhecimentos para melhorar a qualidade dos alimentos preparados para a família.

Para as agricultoras Jacir Tessaro e Nilce Bugança, o curso foi maravilhoso, sendo agora possível fazer um melhor aproveitamento dos produtos cultivados. Destacam também que foi uma excelente oportunidade para agora poderem estar inovando e dando um “toque especial” nas refeições da família. 

Data e local dos Cursos 

Dias 29 e 30 de junho – Linha Santa Terezinha

Dias 01 e 02 de julho – Santo Antônio do Meio