Realizada com sucesso palestra sobre Plantas Medicinais

Na última quinta-feira, dia 25 de junho, foi realizada em São Carlos uma importante palestra sobre plantas medicinais, seus benefícios e maneiras adequadas de utilização. A palestra aconteceu no SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e foi ministrada pela Nutricionista e Extensionista Rural da Epagri/São Carlos, Sra. Lilian Mortari Castelani. Participaram do evento pais dos alunos do SCFV e mães do Programa Bolsa família.

Lilian explanou sobre o tema plantas medicinais em um âmbito geral, o início do uso das plantas na medicina (onde primeiros tratamentos terapêuticos e curativos eram feitos através das plantas e a importância das mulheres no conhecimento e no repasse através das gerações sobre os uso da plantas medicinais, sendo que são elas as principais responsáveis pelos cuidados da saúde da família.

Segundo Lilian, foram relatados os trabalhos com plantas medicinais no município, que já vem há muitos anos reunindo pessoas para trabalhar e estudar sobre o tema, cabe destacar as parcerias entre Epagri, Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, Grupo de Plantas Medicinais, Movimento de Mulheres Camponesas e Cooperativa Auriverde. Reuniões, oficinas, seminários e excursões sobre o tema estão entre as atividades promovidas, além da manutenção do horto medicinal e da troca de sementes e mudas.

Outra questão apontada foram as atuais legislações sobre plantas medicinais no Brasil. Desde 2006 o SUS indica para os centros de atenção primária de saúde o que chamamos de “Práticas Integrativas e Complementares” que incentivam tratamentos como a fitoterapia  (plantas medicinais), homeopatia, acunpuntura e termalismo. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, publicou a RDC 10/2010, legislação específica sobre plantas medicinais e fitoterápicos, onde destaca-se a lista de 70 plantas brasileiras com indicação terapêutica comprovada.

A palestrante, Lilian Mortari Castelani, contou com a colaboração de duas integrantes do grupo de plantas medicinais, Sra. Gladis Lauschner e Sra. Maria Boursheid, em conjunto elas repassaram informações sobre cerca de 30 plantas medicinais e aromáticas, ressaltando a identificação correta, nome científico, modo de uso, benefícios e indicações terapêuticas. Diversas amostras de plantas foram apresentadas para as participantes, auxiliando na identificação botânica através do formato, textura e aroma das espécies.

Para a Diretora da Secretaria de Assistência e Promoção Social do Município de São Carlo e Coordenadora do SCFV, Sra. Deize Iara Herrmann Azevedo, precisamos orientar nossas famílias a utilizar menos remédios e mais plantas medicinais, mas claro sempre com uma orientação de um profissional. “Tivemos grande participação de mães, o que para nós é muito importante e gratificante, pois mostra que a família esta preocupada com o filho no SCFV”, comenta. Cabe ainda destacar a presença da Primeira Dama do Município, Sra. Elisa Kuhn e da Secretária de Educação do Município de São Carlos, Sra. Rosane Hansen.

“Cultivar, identificar e utilizar as plantas medicinais corretamente para alcançar os benefícios, não podemos perder este valioso conhecimento que é muito relevante na garantia e na manutenção da saúde”.