Município realiza Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Saúde de Formosa do Sul, realizou na quarta-feira (10) a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo da conferência foi de reorganizar o modelo de atenção à saúde através de discussão dos problemas de saúde do município e do Estado e propor diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde.

O tema da conferência foi “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A abordagem do tema foi realizada pela conferencista e assistente social Adriana Gava que apontou a importância da realização da conferência para melhorar a saúde pública.

Para o secretário de Saúde e Assistência Social, Léo Migliavacca, a realização da conferência no município é importante. “Aqui se discute e levanta sugestões do que queremos para a saúde de nossos filhos e netos e essas propostas levantadas podem se tornar políticas de saúde para melhor a qualidade da saúde no município, no estado e no país todo”, ressalta Migliavacca.

A enfermeira e coordenadora da conferência, Odete Cichowicz, avalia positivamente a conferência. “Tivemos uma boa participação dos idosos que participaram ativamente da conferência em foram levantadas diversas propostas para melhoria da saúde pública”, comenta.

Dentre as propostas municipais levantadas na conferência, Odete destaca duas principais; a primeira é a formulação de protocolos para priorizar o atendimento aos usuários da Unidade Básica Municipal de Saúde, a segunda é a implantação da coleta seletiva do lixo no município, destacando que a coleta do lixo é importante para a preservação do meio ambiente e consequentemente melhoria da qualidade de vida dos munícipes.