Seminários Regionais apresentam alternativas para garantir a permanência dos educandos na escola

O ciclo de três seminários regionais de garantia e permanência dos educandos na escola encerrou na última semana, no município de Pinhalzinho. Os encontros aconteceram no dia 14 de maio em São Carlos e 22 de maio em Quilombo, com o envolvimento de 700 profissionais da educação.

A iniciativa foi do Grupo de Estudo de Infrequência Escolar formado pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Ministério Público de Santa Catarina, Gerência de Educação de Chapecó, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação de São Carlos, Quilombo, Pinhalzinho, Unochapecó e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Quilombo.

O objetivo dos seminários foi promover a interação e troca de experiências pedagógicas significativas para o fortalecimento dos docentes para o enfrentamento da infrequência escolar a partir do olhar interdisciplinar entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

PINHALZINHO

No período da manhã foram realizados relatos de experiências a partir das práticas pedagógicas realizadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestão escolar. Apresentaram relatos de experiências os profissionais de Pinhalzinho, Águas Frias, Nova Erechim e Serra Alta.

Pela tarde ocorreram “rodas de conversas” com mediação de professores da Unochapecó dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Geografia e Letras. Por meio de grupos de trabalho e a partir de um instrumental no qual foram considerados para discussão o processo de elaboração/adequação dos planos municipais de educação, os projetos pedagógicos das escolas e os relatos apresentados pelos professores no período da manhã.   

No encerramento os grupos apresentaram uma síntese do instrumental a partir de indicadores: relação professor/aluno, intersetorialidade, processo ensino/aprendizagem e interdisciplinaridade no processo de planejamento apontando avanços, limites e encaminhamentos que poderão subsidiar o dia a dia das escolas.

A equipe formada pelo Grupo de Estudo sobre Infrequência Escolar fará uma síntese geral dos trabalhos e encaminhará para as Secretarias Municipais de Educação e Gerências de Educação envolvidas os resultados das discussões para subsidiar os planejamentos dos professores e equipes pedagógicas.

AVALIAÇÃO

A promotora de justiça do MPSC Barbara Elisa Hese destacou a pretensão de difundir esta experiência para todo o Estado a partir do Centro de Apoio Operacional para Infância e Juventude.

Para a secretária de educação de Pinhalzinho, Fabiana Paula Merigo Nascimento, estas experiências contribuem com as atividades que são desenvolvidas na escola, promovendo a reflexão da ação pedagógica para garantir a permanência dos educandos na escola com atividades diferenciadas e criativas. “Vivemos um momento importante para a educação do País, Estado e Municípios com a aprovação do Plano Nacional de Educação e dos Planos Municipais. Durante a elaboração dos planos tivemos momentos para conversamos, discutimos, refletimos e planejarmos a educação do município e uma das metas tradadas foi a infrequência e evasão escolar e quais estratégias e ações para manter esses estudantes nas escolas”.

Fabiana acredita na contribuição de outros profissionais, áreas ou segmentos para vencer o desafio da evasão escolar. “Porém, o principal agente é o professor, por isso é fundamental realizar mais seminários, que mostram que é possível”, complementou.

MB Comunicação