Chapecó será destaque no Seminário Internacional de Sistemas de Cultura

Na próxima semana, de 1º a 3 de junho, Chapecó ganha destaque no Seminário Internacional de Sistemas de Cultura, em Brasilia.

A Secretária de Cultura de Chapecó e Presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catariana (CONGESC), Roselaine Vinhas, é convidada do Ministério da Cultura para apresentar o Sistema de Cultura de Chapecó. Acompanha a Secretária, a Gerente de Cultura – Luciele Pompeo.

“Hoje, Chapecó é um dos poucos municípios da federação que está com um case adequado ao Sistema Nacional de Cultura, sendo destaque pelas ações culturais e regulamentações que beneficiam a produção cultural local”, destaca a Secretária de Cultura, Roselaine Vinhas.

O Seminário organizado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), contará com representantes de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de mais quatro países: Colômbia, Espanha, França e Uruguai. O encontro tem como objetivo refletir sobre política e gestão cultural, com ênfase no fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, a partir de experiências internacionais e nacionais. 

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, fará a abertura do seminário, acompanhado de dirigentes do MinC e de autoridades convidadas. A cerimônia de abertura será no Memorial Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), e terá como programação cultural a apresentação da Orquestra Popular Marafreboi e do grupo musical Sai da Frente, ambos do Distrito Federal. 

Nos outros dois dias, o Seminário Internacional será realizado no Hotel Nacional, Salão Azul – Sul. A primeira mesa, das 9h às 12h30, trará o painel Gestão Pública da Cultura: Visão Sistêmica – descentralização e participação. No período da tarde, das 14h às 17h30, haverá painéis sobre os desafios e perspectivas do processo de estruturação do Sistema Nacional de Cultura (SNC).   

No segundo dia, das 9h às 12h30, o painel será sobre Planos Estaduais e Municipais de Cultura: Ferramentas de planejamento e participação social. Entre 14h e 17h, haverá uma roda de conversa com troca de experiências sobre os Sistemas Estaduais e Municipais de Cultura, com exemplos de ações de vários municípios brasileiros, entre eles Chapecó.

O Sistema Nacional de Cultura – SNC, constitucionalizado por meio do artigo 216-A, institui um processo de gestão organizado de forma descentralizada e participativa, com base na colaboração entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Seu objetivo é formular e implantar políticas culturais permanentes de forma planejada, pactuada e complementar, entre os entes da federação, garantindo a participação da sociedade civil.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa – 3321-8433

Eliana Losekann – 8402-2929