CIS/AMOSC fará auditoria operativa e ouvidoria com os pacientes

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/AMOSC) está em processo de contratação de médico auditor para assessorar as auditorias in loco e ouvidoria com os pacientes, feita pelos funcionários do consórcio, que iniciam neste mês de junho. Este assunto foi apresentado na reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Consórcio, no mês de maio, em Chapecó.

O termo de credenciamento dos prestadores prevê que o CIS/AMOSC reserva-se o direito de, após a conferência técnica e administrativa efetuada por profissionais habilitados, das faturas apresentadas, solicitada perícia e informações adicionais e, em justificando, glosar despesas e procedimentos.

Também foi apresentada a proposta de credenciamento do tratamento vascular com espuma; proposta de reajuste das endoscopias e consultas oftalmológica; valor global do contrato de rateio e compra conjunta de medicamento.

Conforme o presidente do CIS/AMOSC, prefeito de Águas Frias Danilo Daga, entre as penalidades previstas estão advertência, suspensão até averiguar os fatos e descredenciamento do prestador. Além disso, o município também está sujeito às penalidades. “Temos como desafios o financiamento do Sistema Único de Saúde, a inserção de novas especialidades e a implantação da Policlínica de Referência Regional”, antecipou.

CIS/AMOSC

O objetivo do consórcio é comprar serviços especializados a baixo custo e disponibilizar aos municípios consorciados por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

A forma de contratação é pelo credenciamento, com editais disponibilizados na página da AMOSC e estão permanentemente abertos. Atualmente, estão credenciados 232 profissionais.

Segundo a gerente de programa CIS/AMOSC, Geísa Muller de Oliveira, o consórcio tem como função o credenciamento dos profissionais no CIS/AMOSC; administração dos recursos dos municípios ao consórcio e pagamento aos prestadores; autorização e encaminhamentos de pacientes fora de seus municípios; processamento da produção dos municípios – auditoria analítica nos serviços; entre outros.

MB Comunicação