Prefeitos da região da AMOSC em defesa dos municípios

Prefeitos e vice-prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) estão engajados na XVIII Marcha a Brasília em defesa dos Municípios, até quinta-feira (28), na capital federal. A AMOSC está representada pelos gestores públicos municipais de Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, São Carlos, Serra Alta e União do Oeste. O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) integra mais de 4.000 prefeitos de todo o País.

O objetivo é mostrar as dificuldades das administrações municipais e apresentar as reivindicações em busca da revisão do Pacto Federativo que equilibre a partilha dos tributos e as atribuições de cada ente federativo.

Na segunda-feira (25) o presidente da AMOSC e da FECAM, prefeito de Chapecó, José Caramori, representou os prefeitos do Estado durante a Assembleia Geral da CNM. A intenção foi discutir as estratégias que as associações de municípios e as Federações adotarão para que as reivindicações sejam atendidas.

REIVINDICAÇÕES CATARINENSES

O movimento municipalista catarinense debate na Marcha a necessidade de reforma do atual modelo de governo do estado brasileiro. Assuntos como Pacto Federativo, Reforma Tributária, Reforma Política e Reforma Administrativa, que são urgentes para o modelo de gestão pública do Brasil e precisam ser repensados para que os governos, principalmente o municipal, não sejam inviabilizados.

Santa Catarina reivindica ainda a melhoria da infraestrutura de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos instalados no território catarinense. O apelo especial é para a duplicação das BRs 470, 280, 116 e 282, contorno viário da BR-101 na Grande Florianópolis, a concretização das ferrovias da Integração, Norte/SUL e Litorânea e aos aeroportos de Florianópolis e Chapecó.

MB Comunicação