Garantia e permanência dos educandos na escola é discutida em seminários regionais

Promover a interação e troca de experiências pedagógicas, visando o fortalecimento dos docentes para o enfrentamento da infrequência escolar a partir do olhar interdisciplinar entre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com este objetivo foi realizado o II Seminário: Garantia e Permanência dos Educandos na Escola: experiências pedagógicas significativas, que iniciou pelo município de São Carlos, na última semana, com a participação dos municípios de Águas de Chapecó, Chapecó, Caxambu do Sul, Planalto Alegre e Guatambu. A iniciativa também acontecerá nesta sexta-feira (22) em Quilombo e no dia 29 de maio em Pinhalzinho.

O evento integra professores, gestores/diretores de escolas, assistentes de educação, orientadores educacionais, assessores de educação, coordenadores pedagógicos, assistentes técnicos pedagógicos e secretários de educação. A programação consiste de apresentação cultural, relatos de experiências, debates, rodas de conversas e síntese final.

A promoção é do Grupo de Estudos formado pela Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Ministério Público de Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó, por meio da Gerência de Educação, com apoio da Unochapecó, Secretarias municipais de São Carlos, Quilombo e Pinhalzinho e Gerência de Educação da SDR de Quilombo.

De acordo com a secretária de educação do município de São Carlos, Rosane Ferreira Hansen, todas as ações dos educadores e gestores precisam ser voltadas as garantia e permanência dos alunos nas escolas, com uma educação de qualidade.

Em São Carlos, ocorreu teatro que mostrou a real influência das drogas nas famílias, relatos das experiências Rádio Escolar (Caxambu do Sul), sequência didática a partir do livro “Economia de Maria”, boi-de-mamão a partir do livro “Quem vai ficar com o pêssego”, folclore com base nas temáticas “O papel do orientador de convivência” e “A magia fascinante pelo mundo literário” (Guatambu), o projeto cooperativo de aprendizagem (São Carlos) e Navegando para a Cidadania (Chapecó).

GRUPO REGIONAL DE ESTUDOS SOBRE INFREQUÊNCIA ESCOLAR

O Colegiado de Conselheiros de Direitos e Tutelares da região da AMOSC se reúne a cada dois meses para socializar e discutir o dia a dia dos Conselhos Tutelares. De acordo com a assistente social da AMOSC, Marlete Bruschi Weschenfelder, o alto índice de encaminhamentos de Avisos por Infrequência Escolar (APOIA) e as dificuldades de compreensão sobre o papel de cada instituição envolvida, somando às dificuldades de compreensão sobre a co-responsabilidade de cada uma dessas instituições com a garantia do direito à frequência e permanência do educando na escola, têm tido elevado destaque nesses encontros.

Paralelamente a esta iniciativa, em 2010, com base nas mesmas dificuldades elencadas pelo Colegiado, o Ministério Público – Comarca de Chapecó, em parceria com a Unochapecó e Conselho Tutelar de Chapecó realizou um estudo sobre a situação de infrequência e evasão escolar em Chapecó, nos anos de 2008 e 2009.

O estudo indicou a necessidade de promover reflexões entre os profissionais que compõem a rede de atendimento infantojuvenil com a meta de ampliar a discussão sobre os determinantes da infrequência escolar, buscar novos significados e sentidos sobre o tema a fim de desmistificar as justificativas, muitas vezes, reducionistas, atribuídas aos problemas de infrequência e evasão que resultam simplesmente na culpabilização das famílias e/ou alunos ou, ainda, terceiros.

No decorrer destes anos, a partir das discussões observou-se a necessidade de ampliar o trabalho, o que resultou no Seminário Regional, que constitui um momento importante do processo de formação continuada, interação e troca de experiências pedagógicas significativas, visando o fortalecimento dos docentes para o enfrentamento da infrequência escolar, a partir do olhar interdisciplinar entre a LDB e o ECA.

MB Comunicação