Colegiado de Cultura da AMOSC inicia planejamento para Fórum Catarinense 2016

O Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) discutiu, nessa semana, o início do planejamento para o VI Fórum Catarinense de Gestores de Cultura, que será realizado no município de Chapecó em março de 2016.

A iniciativa contará com a participação dos Colegiados das demais Associações de Municípios da região oeste catarinense. O presidente da AMOSC, prefeito de Chapecó José Caramori, ressaltou que nos próximos meses serão agendadas reuniões, com a participação da região, para prosseguir com o planejamento, que tem como objetivo fortalecer e divulgar a cultura.

Os dirigentes municipais de cultura também avaliaram a participação no V Fórum de Cultura realizado em Urussanga, no período de 8 a 10 de abril deste ano, com a exposição e troca de experiências das oficinas que cada gestor participou. De acordo com a presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), Roselaine Vinhas, a avaliação foi positiva, pois o evento possibilitou um espaço de discussão e de formação aos dirigentes de cultura.

O Colegiado encaminhará a Carta de Urussanga para ser analisada durante assembleia geral ordinária dos prefeitos e, posteriormente, definida a entrega ao Legislativo de cada município. O Congesc também agendará entrega do documento ao Ministério da Cultura, Assembleia Legislativa de Santa Catarina e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte.

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

Na reunião foi realizado levantamento dos municípios que realizaram adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Dos 21 municípios da região da AMOSC, 17 já aderiram. A medida visa o fortalecimento das políticas culturais nos Estados e Municípios.

Segundo a assessora em educação da AMOSC, Locenir de Moura, entre os 17 municípios, alguns aprovaram suas leis de Sistema Municipal de Cultual, que é o caso de Chapecó, Quilombo, Serra Alta e Formosa do Sul. Outros possuem Conselhos Municipais de Cultura e estão em processo de estruturação dos componentes do Sistema como órgão Gestor, Conselho de Cultura, Lei do Sistema Municipal e Plano Municipal de Cultura.

Para auxiliar os dirigentes municipais de cultura a dar sequência ao trabalho de alinhamento da gestão, o Colegiado definiu que a diretoria se reunirá nos próximos dias para elaborar minutas de leis e planejar uma estratégia para contribuir com os municípios de acordo com suas especificidades.

De acordo com a coordenadora do Colegiado, Loreni Pires dos Santos Eichwald,os dirigentes culturais têm grandes desafios pela frente para consolidação da estruturação de seus sistemas municipais de cultura. Porém, afirmou que quando o grupo trabalha coletivamente visando objetivos comuns possibilita maiores avanços para efetivar e fortalecer a cultura local e regional.

MB Comunicação