Secretaria cria programa de auxílio aos agricultores

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Formosa do Sul, criou programa de emergência de sementes de pastagens. O objetivo é de auxiliar os agricultores em função da crise na produção leiteira. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores na sessão do dia 22 de abril realizada na comunidade de Barão do Triunfo.

De acordo com o programa, os agricultores terão direito de até quatro sacas de 40 kg de sementes de aveia de inverno por propriedade. O município subsidiará 50% do valor correspondente à quantidade do produto entregue ao agricultor.

Os agricultores interessados em adquirir as sementes devem entrar em contato com a secretaria até o dia seis de maio para realizar a reserva. Após a formalização do pedido será entregue ao agricultor um boleto que terá o custo total do produto. Depois ele paga o boleto e retira o produto, o valor do subsídio será repassado ao agricultor que comprovar o plantio da semente em sua propriedade rural.

A comprovação será de responsabilidade dos técnicos da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mediante apresentação de relatório assinado pelo técnico e pelo agricultor beneficiado, constando nele o número de matricula do imóvel, nome do proprietário número de bloco de produtor rural e uma foto da área plantada.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Correa, destaca que o projeto é apenas de emergência. “Pensamos neste projeto para auxiliar os agricultores no momento e sabemos o quanto isso vai contribuir para melhorar a produção leiteira nas propriedades”, comenta. As sementes serão adquiridas através de licitação e paga com recursos próprios do município.