Capacitações na área nutricional são debatidas pelo Colegiado da AMOSC

A capacitação dos profissionais, a melhoria dos processos e as ações na área da educação alimentar e nutricional foram debatidas, nessa semana, durante reunião do Colegiado de Nutricionistas da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em Chapecó.

Nos dias 26 e 27 de maio, das 9 às 15 horas, no auditório da AMOSC, está prevista a capacitação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Participarão os municípios de Chapecó, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Jardinópolis, Nova Erechim, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Santiago do Sul, São Carlos, Sul Brasil e Arvoredo. A capacitação será realizada em parceria com o Centro de Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina (CECANE/SC) e ministrada pelas agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Anelise Royer Pinto e Manuella de Souza Machado.

No mês de junho ocorre um encontro com os Colegiados de Secretários Municipais de Educação, Agricultura e Nutricionistas, no qual serão discutidas as estratégias para o II Encontro de Educação Alimentar e Nutricional, que será realizado em parceria com a Unochapecó, ainda esse ano. De acordo com a coordenadora do Colegiado a nutricionista do município de Chapecó, Isadora Amorim dos Reis, o objetivo será compreender como a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar tem repercutido na escola em cada município. A partir disso, será realizado um levantamento das dificuldades, necessidades e experiências exitosas que cada município tem em relação a agricultura familiar, para, dessa forma, estimular, potencializar e difundir esta repercussão, promovendo a transversalidade de saberes nas escolas dos municípios.

Outra novidade neste ano será a utilização da capacitação online da Anvisa  em boas práticas, para as merendeiras e serventes. A sugestão foi da nutricionista do município de Caxambu do Sul, Marina Pizzi, que fez a capacitação gratuita e concluiu que o método é eficiente e possível de ser aplicado em todos os municípios da microrregião.

LIVRO DE RECEITAS

Os profissionais também definiram os critérios, cronogramas e metodologias para a elaboração e apresentação das receitas que farão parte da 2ª edição do Livro de Receitas da Alimentação Escolar da Microrregião.

Segundo a nutricionista da AMOSC, Cristina Santos de Castro, a proposta este ano além de utilizar produtos da agricultura familiar e/ou alimentos regionais, é também envolver os professores das escolas no projeto, no qual desenvolverão as receitas que depois serão apresentadas pelas merendeiras dos municípios nas oficinas em polos regionais, na semana de recesso escolar no mês de julho deste ano.

MB Comunicação