Seminário Mercosul Cidadão: Escassez da água preocupa países do Mercosul

Dirigentes da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul elegeram “Recursos Hídricos e a Gestão da Água” como o tema principal do II Seminário Mercosul Cidadão que inicia em Chapecó nesta quarta-feira, dia 22. A palestra magna, programada para logo após a cerimônia de abertura às 20h, será proferida pelo geólogo e doutor em Ciências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Luiz Fernando Scheibe, coordenador do projeto Rede Guarani/Serra Geral e professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina. 

O Prefeito de Chapecó, José Caramori, que também é presidente da Comissão de Articulação com Autoridades Locais da UPM, orgulha-se em trazer novamente para a cidade grandes temáticas do Mercosul. Para ele, “a participação de diversos países que estarão representados no II Seminário Mercosul Cidadão possibilitará a troca de experiências e conhecimentos sobre os projetos em andamento que visam garantir a vida no planeta”.

Para o diretor de Articulação Política da UPM, Flávio Monteiro, o principal tema do Seminário não poderia ser outro. “A preservação dos recursos hídricos e a necessidade de gerirmos melhor a água doce do planeta são preocupações de todos os países do Mercosul que, inclusive, já sofrem consequências de escassez”, afirmou.

Estudos alertam 

Recente estudo das Nações Unidas alerta para o fato de diversos países estarem muito próximos de enfrentar grave crise e conflitos por falta d’água. Os estudos revelam que atualmente quase 750 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e se nada for feito, até 2030, o planeta vai sofrer com a falta d’água, um déficit de 40% no abastecimento. Uma ameaça à vida, ao desenvolvimento econômico e a estabilidade política. 

Ainda segundo o relatório da ONU, a água vem sendo mais consumida na indústria, na geração de energia e na agricultura. Além de abordar as causas e consequências da crise hídrica no planeta, Luiz Fernando Scheibe vai chamar a atenção para a mais importante reserva de água doce da América do Sul, o Aquífero Guarani, e alertar aos países da Bacia do Rio da Prata (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia) sobre as causas e efeitos da poluição.

Luiz Fernando Scheibe

Luiz Fernando Scheibe é pesquisador do CNPq. Recebeu o Prêmio Destaque Pesquisador da UFSC (50 Anos) em 2010, e em 2012, a medalha de Mérito da Cidade de Florianópolis. Atua na área de Geociências e nos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, com ênfase em Geoecologia e Hidrogeologia. 

Créditos: informações Maria Helena Pereira – Diretora de Comunicação Social da UPM – divulgação PMC