Secretária de Educação participa de Fórum em Urussanga

Ocorre de 8 a 10 de abril na cidade de  Urussanga o V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina. 

O V Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura emerge como um importante evento que congrega a totalidade dos gestores municipais da área para debater assuntos pertinentes às políticas públicas e à troca de experiências referentes à administração pública municipal.

O município de Santiago do Sul esta representado pela Secretária de Educação, Cultura e Esportes Carine Piva. Carine ressalta que o objetivo da participação é obter conhecimento sobre a área , além da socialização de experiências.

O Fórum possibilita o diálogo com o Ministério da Cultura – MinC, as Prefeituras e o Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e iniciar futuras parcerias.

Durante a solenidade de abertura, o representante do Ministério da Cultura e coordenador geral do sistema de Cultura, Pedro Ortale, anunciou que o Minc lançará em junho um edital de repasse fundo a fundo, aos municípios que já implantaram o sistema municipal de cultura.

Novidades já anunciadas

Durante a solenidade de abertura o prefeito de Urussanga, Jhonny Felipe deu as boas vindas aos presentes. O presidente da AMREC, João Reus Rossi, o Juca, disse que os prefeitos devem aproveitar a marcha a Brasília, para aumentar os recursos para os municípios. “Temos muitas obrigações, e nossa fatia do bolo é tão pequena, que muitas vezes só ficamos com as migalhas”, afirmou Juca. O presidente da Fecam, José Caramori, concordou com Juca e criticou a chamada Lei Rouanet. “Desta forma a comunidade não demanda do espetáculo. Este caminho não é justo”, expressou o presidente. A solenidade ainda contou com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Terezinha de Batim.