Curso incentiva a participação da comunidade na escola

Iniciou nesta semana uma formação destinada aos conselhos escolares das instituições da Rede Municipal de Ensino. Participam da capacitação pais, professores, alunos e funcionários das escolas que compõe o conselho. Esta é a terceira turma de qualificação em Chapecó, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com os Estados e Municípios.

Oitenta e cinco representantes de Escolas Básicas Municipais e de Centros de Educação Infantil Municipais participam do curso que totaliza 40 horas, sendo 12 horas presenciais e 28 horas em ambiente virtual.

Para a professora do Ceim Pe-te-ca, Juliana Sive, a formação vem esclarecer o papel dos conselhos escolares. “É muito importante a existência do conselho escolar. Ele é o primeiro recurso que o gestor tem na escola, é a primeira instância que o gestor tem para amparar o trabalho dele, dos professores e da própria instituição. Tudo o que gestor precisa buscar junto aos pais, desde a opinião sobre o que fazer com as verbas, até em relação ao trabalho desenvolvido”, disse.

Em Chapecó, desde 2009 são realizadas ações com o objetivo de incentivar a participação da comunidade escolar. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Astrit Tozzo, as equipes, antes de articularem os encontros, também passam por qualificação a nível nacional e estadual.

“Temos um olhar especial às formações com os conselhos escolares. A partir delas, esclarecemos o papel dos conselheiros, a importância do conselho e como todos podem ajudar na escola. Quando tem acesso a essas informações, eles compartilham conhecimentos e os resultados chegam no dia a dia nas instituições, com pais participando, entendendo e acompanhando a rotina na escola”, explica Astrit.

Segundo Astrit, os encontros vão além de um curso de formação, visto que reúnem a comunidade para valorizar a família na escola, a instituição e a própria educação como um todo. “Quando os pais participam de maneira ativa na vida escolar do filho, a escola anda bem. Trabalhando em conjunto elevamos a educação pública a outro patamar”, conclui.