Educação em Chapecó: projeto estimula a aprendizagem além da sala de aula

Brincadeiras, interação e aprendizagem. Na Escola Básica Municipal São Cristóvão essas ações são desenvolvidas além da sala de aula. Por meio do projeto “Vem que está na hora do recreio”, mais de 600 alunos vivenciam na prática as atividades do recreio dirigido.

Ao invés de atividades livres, a instituição oferece aos alunos um intervalo diferenciado. Os estudantes podem participar de uma extensa lista de brincadeiras, que respeita a faixa etária dos grupos, em espaços como parques, quadra coberta, biblioteca, centro de informática, sala ambiente de educação física, utilizando brinquedos como ferramenta.

Dentre as atividades estão: mini vôlei, chute a gol, pular corda, além de práticas de leitura, informática, sala de jogos e a liberdade de brincar nos parques que a escola oferece, sempre trabalhando a inclusão de alunos com deficiências de forma integrada, acompanhados de um professor e seguindo um cronograma que fica exposto em todas as salas de aula.

O projeto está sendo desenvolvido respeitando o processo ensino aprendizagem, pensando na segurança e no bem estar dos alunos de forma global. Na prática, o recreio estimula a participação das crianças nas diferentes atividades recreativas. Além da diversão garantida, de acordo com a gestão escolar, a intenção é ressaltar o ato de cuidar-se e cuidar do outro, envolvendo o compromisso entre os alunos, os professores e a coordenação da escola. 

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Astrit Tozzo, o recreio dirigido diminui os conflitos na hora do intervalo, acalma as crianças e oferece brincadeiras seguras para a hora do intervalo. “Além disso, estimula o brincar, o que é muito importante para o desenvolvimento das crianças, visto que constrói suas relações e sua personalidade brincando”, conclui.