Prefeitura oferece curso de qualificação profissional à artesãs do município

As artesãs cadastradas pelo município de Chapecó tiveram a oportunidade de receber mais um curso de qualificação por intermédio da Secretaria de Assistência Social. A oficina foi chamada de “Moda Casa – Colchas da Vovó, uma releitura poética de Nossas Memórias”, com o propósito de oferecer noções de técnicas do patchwork.

A oficina teve duração de 32 horas e encerrou no último dia dois de abril. As artesãs receberam os certificados e aprovaram mais um curso de qualificação oferecido pela Seasc. Uma das participantes foi a artesã Dirlei dos Santos. “Receber mais conhecimento significa aprimorar nossas técnicas e oferecer produtos diferenciados”, destacou.

O patchwork é uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. Com isso, podem ser confeccionadas grandes almofadas, bolsas, tapetes, jogos americanos e bordados. “A harmonia de cores e a aplicação de círculos cromáticos são maneiras de proporcionar beleza e tornar os produtos mais atraentes, o que gera maior renda às artesãs”, lembra a Primeira Dama do Município, Neyla Caramori.     

O Secretário de Assistência Social, Valmor Scolari, acredita que os cursos de qualificação são alternativas para incrementar cada vez mais o artesanato chapecoense. “As artesãs recebem o devido apoio do poder público e, com isso, todos ganham porque o consumidor final também adquire produtos de qualidade”, finaliza o Secretário.