Biblioteca Municipal é contemplada com livros para deficientes visuais

A Biblioteca Municipal Hélio Antônio Faresin de Formosa do Sul foi contemplada com uma Coleção de Clássicos Infantis Acessíveis. Os livros foram lançados pela Fundação Dorina Nowill, instituição que visa a inclusão social de pessoas com deficiência visual. A coleção foi viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) em parceria com o Ministério da Cultura e Governo Federal.

A Coleção é composta por dez histórias em braile e versão ampliada. Dessa forma, crianças com e sem deficiência poderão compartilhar as mesmas fantasias e os mesmos livros. As histórias da coleção são clássicos infantis como: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, Peter Pan, Robin Hood e Rapunzel.

Os livros possuem ilustrações em relevo e um CD com a contação da história com e sem audiodescrição – recurso que descreve as imagens para quem não consegue vê-las. Mais de 2500 instituições, bibliotecas, escolas, entre outras organizações que prestam serviços para deficientes visuais, em todo o Brasil, estão contempladas pelo projeto inédito.

De acordo com a chefe do Departamento de Cultura, Daiane Frigo, a Fundação Dorina Nowill é uma referência no país pela dedicação à inclusão social de pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição de livros. “Para nós receber a coleção representa contribuir para criar um acervo acessível para deficientes visuais, o que ainda carecemos em nossa Biblioteca”, destaca Daiane.