Mutirão: Mais mil mulheres atendida em um único dia

Se adequar as necessidade e demandas da população chapecoense. Com esta finalidade a Secretaria Municipal de Saúde promoveu no ultimo sábado (21), uma ação simultanea nos Centros de Saúde da Família de Chapecó voltada ao público feminino uma iniciativa que beneficou 1.500 mulheres. Foram oferecidos os seguintes serviços; consultas, consultas de enfermagem, testes rapidos de HIV e Hepatites B e C; e aninda, massoterapia, reiki, além de cortes de cabelo e manicure. 

A Secretária de Saúde, Cleidenara Weirich, assinala que mulher vive um momento  dinâmico, pois diariamente alterna os papeis de mãe, esposa, amiga, além companheira e profissional.  “todas essas conquistas femininas são dignas de comemoração, por toda a sociedade. Porém, as mulheres não devem deixar de lado a atenção para com a própria saúde. Aqui, cabe enfatizar que elas têm, em média, vidas mais longas do que os homens. Em parte, isso se dá graças a um maior número de consultas periódicas e aos monitoramentos mais frequentes de suas condições de saúde. Portanto, desenvolvemos esse conjunto de atividades para alertar e lembrar: a atenção da mulher à própria saúde não deve jamais ser deixada de lado, por mais que a nova realidade e o cotidiano do trabalho venham ocupando tanto de nosso tempo.”

O que elas dizem 

A aposentada, Lucia Becker, de 55 anos, casada mãe de dois filhos, afirma que iniciativas como a deste sábado contribuem significativamente para o bem estar de toda a comunidade chapecoense. Ela revela que há dois anos é noradora do loteamento Rosana na Grande Efapi, sendo que anteriormente morava no município de Campo Erê.

“ Estes mutirões são otimos, pois nos possibilitam acessar os serviços em um momentos diferenciados. Este trabalho realizado na saúde fizeram com que nossa família viesse morar em Chapecó” destaca.

Já a senhora Anilda Zeferino, de 77 anos, casada mãe de 14 filhos, avó de 32 netos, comenta que iniciativas como a do sábado, são muito boas. “Hoje tive mais uma oportinidade de colocar minha saúde em dia, além de representar um momento especial para cuidar da minha aparencia. Este tipo  de iniciativa não pode deixar de acontecer” declara.

Porque os mutiões

Os mutirões aos sábados buscam beneficiar as mulheres que trabalham durante a semana e que têm menos tempo disponível para realizar os exames nos horários de atendimento convencionais.

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433