870 famílias são visitadas por agentes comunitários de saúde

O Município de Sul Brasil atua com oito agentes comunitários de saúde (ACS) que formam o elo entre as 870 famílias que residem no município e a Unidade Básica de Saúde.

Na prática o ACS leva informações da Unidade Básica de Saúde ao munícipe e apresenta à Secretaria de Saúde possíveis alertas de situações de risco à saúde. Nesse vai e vem de informações, o principal papel do agente é ser o comunicador da rotina de atendimento, de campanhas, de informações com ênfase na promoção de saúde e prevenção de doenças.

O secretário Cleomar Provenci destaca que o ACS deve zelar pela sua função ao mesmo tempo em que a Secretaria tem o dever de capacitá-los. “A Secretaria de Saúde desenvolve treinamentos rigorosos com os agentes para que possam cumprir suas atribuições. Por outro lado o munícipe pode exigir o atendimento domiciliar do agente pelo menos uma vez por mês”, explica.

Cleomar destaca que os agentes são dedicados para atingir a meta de atender todas as famílias de sua micro-área. “Cobramos que haja pelo menos uma visita por mês e neste momento o munícipe deve receber bem o agente e ouvir dele as orientações, ao mesmo tempo em que poderá sanar dúvidas sobre o funcionamento da Unidade Básica de Saúde, pois o agente está capacitado para saber tudo sobre esse funcionamento”, complementa.

Na manhã desta sexta-feira (20), o secretário e as enfermeiras Aline Lemes de Souza e Francieli Hollas efetuaram mais uma capacitação de rotina e o diferencial deste encontro foi o fornecimento de protetor solar para os agentes se protegerem da radiação solar enquanto trabalham. “Essa é mais uma ação que valoriza o trabalho do agente de saúde”, finaliza.