Programa estimula o protagonismo juvenil e desenvolve comportamentos empreendedores

Estão abertas até 27 de março as inscrições para as Secretarias Municipais de Educação dos municípios da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) interessadas em participar como parceiras do programa do Sebrae “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, voltados às escolas de ensino fundamental.

O Sebrae dará todo o suporte às escolas parceiras, fará o repasse de metodologia aos professores, disponibilizará um profissional habilitado para metodologia e acompanhamento à escola, com visitas durante o desenvolvimento, esclarecendo dúvidas ou encaminhamentos e fornecerá material ao professor e ao aluno. No encerramento do projeto, organiza-se na escola a “Feira do Empreendedor” aberta à comunidade escolar, pais, familiares e convidados.

O serviço de apoio e suporte para a elaboração das propostas estará disponível até esta sexta-feira (13), às 17 horas. O atendimento acontecerá no Sebrae de Chapecó, mediante agendamento de horário pelo telefone (49) 3330-2800.

O edital tem como finalidade evidenciar os critérios para a seleção de parceiros (municípios e escolas) que serão beneficiados com o projeto neste ano, bem como dar visibilidade a essa iniciativa. Além disso, assegurar o comprometimento dos parceiros, proporcionar transparência ao processo de escolha e organizar a agenda de capacitações docentes ao longo do ano.

PROGRAMA

A iniciativa foi criada em 2013 e ganhou visibilidade em todo o Brasil. No ano passado foi lançado em Santa Catarina, sendo aplicado como projeto piloto em vários municípios, incluindo alguns da região oeste. Para este ano, a meta é ampliar o maior número de municípios e escolas parceiras trabalhando com o programa.

O JEPP busca parcerias com escolas e prefeituras para fomentar e incentivar as crianças do 1º ao 9º ano a despertarem para novas práticas, posturas, atitudes e comportamentos, por meio da “educação empreendedora”. Desta maneira, oferecer a ação nas escolas é contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração, com pessoas mais conscientes, responsáveis, comprometidas, capazes, criativas e empreendedoras, com visão de mundo, negócios e mercado.

De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae, Odilene Ozelame, durante a aplicação do programa os temas são trabalhados de maneira interdisciplinar, no mesmo turno de estudo, com um encontro semanal, organizando um cronograma definido pelo professor titular da turma e escola. “O JEPP em sua essência busca fomentar a educação empreendedora nas crianças e jovens e apresentar práticas de liderança, planejamento e autoestima nos participantes. Desta maneira, é possível vivenciar valores, atitudes e comportamentos na prática, de modo a tornar crianças e jovens protagonistas de sua própria história”, observa. Neste contexto, a ação encontra-se alinhada a Unoesco e dissemina os quatro pilares da educação para a transformação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

O papel do Sebrae/SC com a educação fundamental é o de repassar a metodologia a parceiros licenciados, em especial às Secretarias Municipais de Educação, promovendo a formação de professores que atuem no ensino fundamental para que possam aplicar o curso junto aos alunos, além de oferecer os livros para os alunos. “O JEPP tem por objetivo despertar o espírito empreendedor nas crianças e adolescentes, proporcionando o protagonismo juvenil, estimulando a cultura da cooperação e da inovação, a ética e a cidadania, contribuindo para a formação de futuros empreendedores e desenvolvimento territorial nas regiões onde ocorre”, observa o coordenador regional do Sebrae no oeste catarinense, Enio Albérto Parmeggiani.

MB Comunicação