Municípios têm até junho para concluir Planos Municipais de Educação

Os municípios brasileiros têm até 24 de junho para adequar ou elaborar os Planos Municipais de Educação. Este alerta foi transmitido aos secretários municipais de educação, na última semana, durante reunião do Colegiado dos profissionais da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em Chapecó.

As diretrizes do Plano Nacional de Educação são erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria da qualidade da educação, formação para o trabalho e para a cidadania, valorização dos profissionais da educação e promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos. Entre as 20 metas, está a universalização até 2016 da educação infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos de idade, ampliando a oferta de vagas em creches de forma a atender no mínimo 50% das crianças até três anos até o final da vigência do plano e oferecer em tempo integral no mínimo 50% das escolas públicas atendendo 25% dos alunos da educação básica.

A elaboração dos Planos Municipais de educação integra as ações do planejamento do Colegiado para este ano. Ainda entre as metas estão a construção da diretriz e currículo da educação infantil; as capacitações: II Seminário Regional de Garantia e Permanência dos Educandos na Escola: experiências pedagógicas significativas, Formação continuada para professores de ensino fundamental, Formação para conselheiros municipais de educação; e elaboração dos Planos de ações articuladas.

Para conduzir essas ações foram eleitos e empossados os novos integrantes da diretoria do Colegiado: o coordenador Adailto Daga (Nova Itaberaba), vice-coordenadora Vanussa Rech Cidadella (Águas Frias), secretária geral Cleide Neumann Feil (Águas de Chapecó) e primeira-secretária Janete Petry Cerizoli (Serra Alta). Para representar a AMOSC no Conselho da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) foram eleitos como titular Janete Petry Cerizoli (Serra Alta) e como suplente Tanara Zunkiwski (Nova Erechim).

Os profissionais receberam informações sobre avaliação nutricional da região da AMOSC, as atribuições do nutricionista, aumento do transporte escolar, atualização do piso dos professores e o novo sistema Escola Web que permite às escolas da microrregião um maior gerenciamento das informações necessárias à rotina escolar. Também foram entregues aos secretários as cartilhas e os jogos didáticos que serão distribuídos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental durante a Semana da Água nas escolas municipais da microrregião.

Outro assunto debatido foi a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STF), que estabeleceu a data de ingresso ao primeiro ano. Conforme o STF, as crianças menores de seis anos não podem ser matriculadas no ensino fundamental.

EVENTOS

De acordo com a assessora em educação, Locenir de Moura, os profissionais que desejam apresentar relatos de experiências no “II Seminário Regional de Garantia e Permanência dos Educandos na escola: experiências pedagógicas significativas” podem se inscreverem até 20 de março. Os seminários ocorrem por polo, sendo em São Carlos em 14 de maio, em Quilombo em 22 de maio, em Chapecó de 20 a 27 de maio e em Pinhalzinho em 29 de maio.

O I Fórum da Leitura da região oeste catarinense está previsto para o dia 10 de março, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Estão abertas até 27 de março as inscrições para os municípios interessados em participar como parceiros do programa do Sebrae “Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)”, voltados às escolas do ensino fundamental. A iniciativa foi criada em 2013 e ganhou visibilidade em todo o Brasil. No ano passado foi lançado em Santa Catarina, sendo aplicado como projeto piloto em vários municípios, incluindo alguns da região oeste. Para este ano, a meta é ampliar o maior número de municípios e escolas parceiras trabalhando com o programa.

O JEPP busca parcerias com escolas e prefeituras para fomentar e incentivar as crianças do 1º ao 9º ano a despertarem para novas práticas, posturas, atitudes e comportamentos, por meio da “educação empreendedora”. Desta maneira, oferecer o JEPP nas escolas é contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração, com pessoas mais conscientes, responsáveis, comprometidas, capazes, criativas e empreendedoras, com visão de mundo, negócio e mercado.

MB Comunicação