Médicos veterinários constroem plano de trabalho para inspeção de produtos de origem animal

Para construir um plano de trabalho de inspeção de produtos de origem animal unificado na região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), foi realizada a primeira reunião técnica entre os médicos veterinários do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA) e os médicos veterinários das prefeituras, no auditório do Mercado Público Regional.

Este foi o primeiro encontroapós o credenciamento do Consórcio ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal/Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SISBI/SUASA), conforme portaria nº 1, de 7 de janeiro de 2015.

De acordo com os médicos veterinários do CIDEMA, Morciel Araújo Faraum e Alan DininMichels, o objetivo foi transmitir aos profissionais o trabalho realizado pelo Consórcio, discutir o futuro após a habilitação e elaborar treinamento sobre a construção de um plano de trabalho de inspeção de produtos de origem animal unificado com o Consórcio.

Foi apresentada aos profissionais a história do Consórcio, desde sua criação até os dias atuais, objetivos e programas desenvolvidos como PROÁGUA, PROALE, PROMERCADO e PROSUASA.

Entre as responsabilidades do PROSUASA estão de assegurar a prestação de serviços de inspeção animal e vegetal, para a população e empresas em território dos municípios consorciados e que aderirem ao SUASA, proporcionando um sistema eficiente, eficaz e de acordo com os parâmetros aceitos pela Secretaria de Estado da Agricultura e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Além disso, incentivar e apoiar a estruturação dos serviços de sanidade animal e vegetal nos municípios consorciados, com o objetivo de promover a uniformidade da inspeção em todos os municípios consorciados.

O plano de trabalho contempla a relação de estabelecimentos registrados no SIM, os programas das atividades de inspeção e fiscalização, o programa de treinamento de pessoal técnico, os dados gerais do município, a comprovação de estrutura e equipe, o sistema de informação e os veículos oficiais e laboratórios.

Os municípios consorciados são: Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil e União do Oeste.

MB Comunicação