Secretários Municipais de Agricultura planejam ações para 2015

Inspeção de produtos de origem animal, adesões ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal/Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SISBI/SUASA) e eleição da diretoria foram temas debatidos durante reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), na última semana, no auditório do Mercado Público Regional, em Chapecó.

O médico veterinário do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA), Morciel de Araujo Faraum, explicou sobre a portaria de reconhecimento da equivalência dos serviços de inspeção de produtos de origem animal, com o relato da trajetória de adesão ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Para garantir que os médicos veterinários dos municípios possam desenvolver o trabalho de inspeção com segurança e qualidade dos produtos será necessário um trabalho articulado entre os municípios e o Consórcio, desta maneira, também assegura-se o reconhecimento ao SISBI”, argumentou.

A primeira agroindústria credenciada foi do município de São Carlos e as próximas, são de Coronel Freitas (ovos e embutidos), Quilombo (mel), Formosa do Sul (embutidos) e Sul Brasil (abatedouro de frangos). Morciel ressaltou a importância de ter pelo menos uma agroindústria por categoria com selo de inspeção do SISBI, porque após concluída a etapa de certificação o próprio Consórcio tem autonomia para indicar e credenciar agroindústrias para comercializar seus produtos em todo território nacional.

O médico veterinário do CIDEMA, Alan Dinis Michels, abordou a construção de um plano de trabalho de inspeção de produtos de origem animal unificado na região, o recente encontro técnico com os médicos veterinários das prefeituras e o trabalho que será desenvolvido nos municípios sobre educação sanitária e combate à clandestinidade. “O tema integra o plano de trabalho do CIDEMA e já foi realizado nos municípios de São Carlos, Santiago do Sul e Guatambu, em 2014”, complementou.

ELEIÇÃO

Também foi feita a eleição e posse da nova diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da AMOSC. Integram a nova diretoria do Colegiado o coordenador Claudio João Possa (Cordilheira Alta), vice-coordenador Valdir Crestani (Chapecó), secretário geral Roberto Orso Bugalho (Sul Brasil) e 1º secretário Valdir Giachiny (Coronel Freitas).  

Entre as metas da nova diretoria estão o fortalecimento do SISBI no CIDEMA e nos municípios consorciados; a qualidade da merenda escolar; de fazer visitas e trocar experiências entre os municípios do colegiado e de apresentar as dificuldades para procurar soluções conjuntas.

MB Comunicação