Uma força tarefa foi realizada no último sábado (07) pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Vigilância Ambiental, com a finalidade de eliminar água parada dentro e fora das residências. No período das 8h ao meio dia foram visitadas 675 residências. Destas, em 450 locais os agentes retornaram pela segunda vez, pois na primeira visita durante a semana as casas estavam fechadas.
A operação simultânea envolveu 110 profissionais que realizaram a distribuição de material informativo, realizaram visita às residências e estabelecimentos comerciais, além da cobertura de caixas de água e borrifações. O trabalho teve como principal objetivo a eliminação dos possíveis habitats das duas espécies de Aedes: Aegypti (vetor da Dengue) e Albopictus (vetor da Chikungunya) que circulam na cidade.
De acordo com a Secretária de Saúde, Cleidenara Weirich, a iniciativa foi elaborada com o objetivo se sensibilizar a população da importância de todos estarem envolvidos no combate ao mosquito da Dengue e da Chikungunya.
Combate ao mosquito
Diante das altas temperaturas aliadas às constantes chuvas registradas neste verão a Coordenação de Vigilância Ambiental intensificou ainda mais seus esforços no combate ao mosquito da Dengue. Diariamente são realizadas visitas em residências, cobertura de caixas de água, recolhimento de pneus e monitoramento dos pontos estratégicos. Este trabalho tem como finalidade a coleta, eliminação e tratamento de possíveis criadouros de larvas do mosquito da dengue.
Atualmente, estão cadastrados no município 272 pontos considerados de risco (floriculturas, depósitos de materiais recicláveis, borracharias, ferros-velhos e cemitérios), que quinzenalmente são inspecionados.
Conheça as doenças
DENGUE: A dengue é uma doença febril aguda, causada por um vírus e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre e no mínimo dois sintomas: dor de cabeça, dor do corpo, dor nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas já citados, pode ocorrer o sangramento, e até mesmo levar a morte.
CHIKUNGUNYA – Trata-se de uma febre que tem sintomas similares aos das outras doenças (Febre Amarela e Dengue) e já causou graves epidemias na Ásia, na África, na Europa e no Caribe. É o que mostra um estudo coordenado por cientistas nacionais e publicado na última edição do Journal of Virology.
Número focos registrados em Chapecó
2008 – 175
2009 – 90
2010 – 232
2011 – 155
2012 – 622
2013 – 1.089
2014 – 2.686
Orientação à população
– Não jogue lixo no quintal, terrenos baldios e vias públicas. Este material exposto à chuva é o maior criadouro do mosquito Aedes em Chapecó;
– Mantenha cisternas, tambores e latas com água bem fechados. Os recipientes com água da chuva representam o segundo maior tipo de criadores de mosquitos na cidade de Chapecó;
– Não deixe piscinas plásticas ou de lona com água por mais de três dias. Estas piscinas representam a terceira maior causa de criação de mosquito na cidade.
AÇÕES DE COMBATE À DENGUE
2013 2014
Cobertura de Caixas de água |
700 1.037 |
Recolhimento de pneus |
51.800 161.327 |
Palestras educativas |
4.425 24.209 |
Borrifações |
350 302 |
Visitas domiciliares |
250.000 260.546 |
Nº de focos |
1.089 2.686 |
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433