Assim como as unidades escolares e os professores, o Serviço de Atenção à Saúde do Escolar (SASE) já está pronto para realizar os primeiros atendimentos. Neste ano, a novidade é que, em função da grande demanda, o horário foi ampliado, possibilitando agora os atendimentos em dois turnos: matutino e vespertino. Nesta semana, os profissionais já retomaram as atividades e participaram de formações, a fim de fortalecer o trabalho.
Criado em 2009, o Sase é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. Tem o objetivo de oferecer assistência às crianças e adolescentes de zero a dezoito anos incompletos, em condição de atraso neuropsicomotor, com transtornos específicos do desenvolvimento das habilidades escolares, sociais, psicológicas, de fala e linguagem, que sejam estudantes das redes municipal, estadual ou privada de ensino de Chapecó.
Desde sua abertura, o Serviço já realizou mais de 5 mil atendimentos, entre grupos e individuais. Lá, os educandos são atendidos individualmente nas áreas da psicologia, fonoaudiologia e social, aplicação de testes psicológicos, avaliações transdisciplinares e de 2º professor, grupos avaliativos e anamneses (processo de admissão de pacientes atendidos). “É um Serviço que fortalece o processo de inclusão no município”, destaca o Prefeito José Caramori.
Como funciona?
Os alunos são encaminhados pelas escolas, responsáveis por fazer o agendamento para avaliação e atendimento dos estudantes. Durante o ano letivo as profissionais realizam devolutivas às instituições, com o objetivo de fortalecer o trabalho junto às escolas, além de adequar as práticas educativas, ajudar os alunos em suas limitações e efetivar o processo de ensino aprendizagem.
Em 2015 os atendimentos iniciam já na próxima segunda-feira (09), conforme planejado e agendado com as escolas em 2014. Para a Secretária Municipal de Educação, Astrit Tozzo, este é um diferencial na educação de Chapecó. “Através deste serviço conseguimos prestar atendimento aos estudantes que necessitam. Para que isto seja feito com qualidade, os profissionais são constantemente orientados e apóiam os professores e as famílias dos estudantes atendidos”, disse.
Texto e Fotos: Cíntia Bacher/ Divulgação/ PMC
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433