Gestão escolar prepara-se para o início do ano letivo

A equipe gestora das instituições educativas da Rede Municipal de Ensino, iniciou as atividades de 2015 com encontro de estudo e capacitação. O evento reuniu, desde a manhã desta quinta-feira (29), gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, secretários e a equipe de profissionais que atua na Secretaria Municipal de Educação.

Dentre os temas abordados no encontro estão assuntos pontuais como a análise dos resultados de 2014, aprovação e reprovação dos alunos, o trabalho pedagógico, até questões amplas como o papel do gestor dentro da escola. Além destas, áreas específicas como a educação especial, trataram temas centrais, explicando o processo de ensino aprendizagem das crianças com deficiência e como funcionam os encaminhamentos às Salas de Recursos Multifuncionais e ao Serviço de Atenção à Saúde do Escolar, disponibilizados de maneira gratuita pela Prefeitura de Chapecó.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Astrit Tozzo, este é o pontapé inicial das atividades 2015. “Estamos iniciando com muito trabalho, envolvendo a análise de todos os dados a partir das avaliações feitas em 2014, com os profissionais da educação, pais e comunidade. A partir dessas informações planejamos este ano, que será de novidades, de entrega de obras, de muito trabalho e queremos que os pais sintam esse resultado também no atendimento oferecido às crianças. Nosso foco sempre foi e continua sendo o aluno, este sempre é o motivo para estarmos reunidos e nos qualificando. A equipe que está aqui nesta primeira formação, junto com os governos, irá gerenciar as unidades escolares para que possam atender as necessidades dos nossos alunos. Por isso este momento se faz tão importante”, disse.

Segundo Astrit, além de temas e conteúdos científicos, as formações abordam uma das principais discussões atualmente na educação: a necessidade socioemocional.  “Além das necessidades motoras e cognitivas, os alunos também têm necessidades socioemocionais. Valorizar este lado humano é plantar uma semente do bem dentro da escola. Entendemos que o conhecimento científico é importante, mas o conhecimento humano, de vida, de como trabalhar e conviver em comunidade faz grande diferença dentro do ambiente escolar e na comunidade”, finaliza.

A formação prossegue na sexta-feira (30), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, com oficinas pedagógicas.

Texto: Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Fotos: 01, 02, 03 – Gestão escolar/ Camila Almeida/ Divulgação/ PMC.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433

Fernando Mattos – 9911-0100