Ecoponto: Um aliado contra a Dengue e a Chikungunya

Para continuar diminuindo o índice de infestação das duas espécies de Aedes: aegypti (vetor da Dengue) e albopictus (vetor da Chikungunya) que circulam em Chapecó, o município conta com um grande aliado: o Ecoponto.

Desde 2009, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde Ambiental, mantêm uma estrutura reservada para o recolhimento e destinação correta de pneus velhos e usados do Município. Em 2013 o local recebeu 51.800 pneus inservíveis e em 2014 recolhidos mais 160.638, com incremento de 210,11% Um grupo de 195 empresas se utiliza de local adequado para destinação dos materiais inservíveis.

A secretária de Saúde de Chapecó, Cleidenara Weirich, observa que o pneu é apontado como um grande responsável pelo acúmulo dos focos de dengue, causando sua proliferação principalmente no período de chuva. Ela acredita na importância deste trabalho para a prevenção da Dengue e da Chikungunya, destacando os benefícios do trabalho em conjunto entre a população e o poder público para o controle da dengue. “Não adianta apenas o poder público fazer a parte dele se a população não colaborar, pois sabemos que em sua grande maioria os focos do mosquito estão dentro das residências” reforçou.      

Trabalho desenvolvido 

A Coordenação de Vigilância Ambiental informa que com as constantes chuvas, aliadas às altas temperaturas no mês de janeiro, foram intensificados os esforços no combate ao mosquito. Diariamente são realizadas visitas em residências, cobertura de caixas de água, aplicação de inseticida em locais de proliferação do mosquito, recolhimento de pneus e monitoramento dos pontos estratégicos. Este trabalho tem como finalidade a coleta, eliminação e tratamento de possíveis criadouros de larvas do mosquito. Empresas e residências que já foram visitadas e não se adequaram as orientações da Vigilância Ambiental, estão sendo autuadas e infracionadas. Um total de 339 estabelecimentos será fiscalizado até o dia 30 de janeiro. Cerca de 255 estabelecimentos que foram visitados no mês janeiro e apresentaram irregularidades serão novamente fiscalizadas a partir do dia 01 de fevereiro.

O descarte adequado proporciona além, dos benefícios na luta contra a dengue, vantagens no contexto ambiental, evitando entupimentos e enchentes em períodos chuvosos, além de preservar os recursos do planeta, já que a matéria prima do pneu pode ser reaproveitada.

Os interessados em fazer a destinação final deste material, podem obter informações pelo telefone (49) 3319-1407. O Ecoponto está localizado no Bairro Maria Goretti, Rua Israel, nº 240 e recebe pneus nas segundas e quartas-feiras, os demais dias são destinados ao escoamento dos pneus recebidos. 

Mais informações:

Assessoria de Comunicação Social – 3321-8433