Feiras Livres de Chapecó: incentivo no campo e mais saúde na mesa do consumidor

As tradicionais feiras livres de produtos coloniais e agropecuários de Chapecó se constituem num ponto de encontro do produtor rural com o consumidor. Nesses espaços são comercializados produtos hortifrutigranjeiros, derivados de leite, de mel e de carne suína, ovos, frango colonial, mudas e panificados. “As feiras oferecem produtos diferenciados, de qualidade, direto da terra, e que muitas vezes o cidadão não encontra no comércio tradicional. A variedade na oferta atrai o consumidor que já incluiu a feira livre na programação semanal de compras”, enfatiza o Prefeito de Chapecó, José Caramori.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani, a aceitação da comunidade é grande por se tratar de produtos frescos, colhidos horas antes da feira e produzidos sob inspeção municipal. “Os produtos ecológicos, sem o uso de insumos químicos, são mais saudáveis, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população”, acrescentou.

Hoje a Prefeitura de Chapecó mantêm 10 pontos de feira com 63 feirantes diretamente envolvidos e mais de 130 famílias indiretamente envolvidas na produção primária e no processamento dos produtos coloniais. “O movimento econômico gerado pela venda dos produtos constitui um importante fator para o estímulo e a permanência dos agricultores no meio rural”, destaca o Secretário. Mensalmente as feiras livres geram aproximadamente R$ 500 mil em movimentação econômica.

Para o Prefeito, além de ser uma oportunidade de geração de emprego e renda, a feira livre é um espaço de lazer e difusão cultural. “Os pontos de feira são dinâmicos e diferenciados, permitindo a integração dos agricultores com as comunidades locais. São espaços que estimulam o encontro de amigos e oportunizam a conquista de novas amizades”, concluiu o Prefeito.

Acompanhe em anexo os 10 locais de Feiras Livres, com as respectivas datas e horários de atendimento. 

 

Créditos: texto Vanessa Hubner / fotos arquivo / divulgação PMC 

Maiores informações: Assessoria de Imprensa – 3321: 8433