Eleitos da Costa do Marfim visitam Amosc

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) recebeu nesta quarta-feira, na sede da instituição em Chapecó, uma missão internacional da Costa do Marfim, país africano, maior produtor e exportador de cacau do mundo. A missão foi recebida por prefeitos da Amosc.
Os visitantes conheceram o modelo associativo e de desenvolvimento regional aplicado pela associação e que serve de exemplo para todo país. O secretário executivo Paulo Utzig apresentou a estrutura administrativa e as atividades de assessoramento e planejamento que a Amosc desenvolve com os 20 municípios da microrregião, com destaque para as áreas de infraestrutura, alimentação escolar denominado Projeto Alimentação Saudável e Qualidade de Vida (Proale) e o Proágua, cujo objetivo principal é assessorar os municípios que possuem sistema próprio de captação, tratamento e distribuição de água e garantir qualidade no abastecimento da população da microrregião, ambos desenvolvidos pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico (CIDEMA).
A comitiva é formada por quinze eleitos pelo governo da Costa do Marfim, liderados pelo Ministério do Interior daquele país e é organizada pela empresa chapecoense Zeldon Comércio Nacional e Internacional.
Na oportunidade foi assinada uma carta de intenções que prevê a promoção de iniciativas conjuntas com a finalidade de difundir as experiências de desenvolvimento local e a promoção e gestão do desenvolvimento do território; criar oportunidade de colaboração entre governos, instituições, micro e pequenas empresas e universidades visando a transferência e difusão de conhecimento e tecnologias; implantar atividades de intercâmbio técnico e cultural, e de informações de interesse comum promovendo encontros de experiências nos temas de desenvolvimento local.
Segundo o diretor de cooperação de descentralização do Ministério do Interior do Governo da Costa do Marfim, Sombo Kebou Pierre, as duas áreas de maior interesse são meio ambiente e educação. A comitiva visitou o aterro sanitário de Chapecó e o antigo lixão municipal com a intenção de manter parceria e adquirir conhecimento para resolver um grave problema daquele país que é a destinação do lixo.
Na área da educação o foco é a merenda escolar. Os visitantes disseram que o Brasil é um exemplo na alimentação das crianças que freqüentam a escola e que pretendem aprender sobre isso. Além disso, os africanos também objetivam promover a imagem da Costa do Marfim no Brasil para atrair visitantes e fomentar o turismo local.
Além de Chapecó, a missão visitará Florianópolis, Blumenau, Rio do Sul, Joinville e Curitiba.

Fonte: MB Comunicação