Entidades assinam protocolo de atenção às vítimas de violência sexual


A Secretaria de Estado da Saúde em parceria com diversos órgãos promoveu nesta segunda-feira, a assinatura do Protocolo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual da região da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. São parceiros no protocolo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR), a gerência regional de saúde, a secretaria de segurança pública, a secretaria da justiça e cidadania, Ministério Público, o Colegiado dos Conselheiros de Direito e Tutelares da região da Amosc, o Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social da região da Amosc, o Colegiado Regional dos Secretários Municipais de Saúde, a Amosc, o Hospital Regional do Oeste e a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.

O protocolo determina ações pré-estabelecidas para atendimento das vítimas de violência, uma das principais causas de morbimortalidade, principalmente na população jovem. A violência sexual é uma das faces da violência que atinge em especial as mulheres e crianças, com conseqüências drásticas sobre suas vidas.

"O enfrentamento da violência sexual exige efetiva integração de diferentes setores para a realização de um trabalho em rede para conferir maior visibilidade ao problema de forma a permitir a implantação de estratégias mais amplas de combate a violência", explica a coordenadora da comissão regional para elaboração do protocolo, Otília Cristina Coelho Rodrigues.

Fonte: MB Comunicação