Amosc comemora institucionalização das Mesorregiões

O presidente da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), prefeito de Pinhalzinho, Anecleto Galon, comemorou nesta semana a assinatura do decreto presidencial institucionalizando as Mesorregiões brasileiras como “um dos maiores avanços do sistema de planificação estratégica do país”. A Amosc foi a primeira instituição municipalista a apoiar o programa das mesorregiões.“Esta é uma grande notícia não só para a Amosc, mas para todas as microrregiões que fazem parte da MesoMercosul”, parabeniza Galon.

O presidente do Fórum da MesoMercosul, Zeferino Perin, representou as 13 mesorregiões e acompanhou no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do presidente Lula, a assinatura do decreto institucionalizando as mesorregiões como recorte geográfico atualmente delineado. O programa prevê investimentos da ordem de R$ 11 bilhões de reais no desenvolvimento econômico, em todo o país.O decreto caracteriza a Política Nacional de Desenvolvimento Regional como política de Estado e não simplesmente como política de governo, contribuindo decisivamente para a continuidade do projeto, mesmo quando mudam os governos. “Esta demanda estava focalizada e argumentada na “Carta aos candidatos” e na “Carta ao presidente da República”, explica Galon.O presidente da Amosc destacou a importante contribuição da ex-assessora da Amosc e atual secretária de programas regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Regina Sartori Damo e do gerente da MesoMercosul, Marcelo Moreira.

Apesar do decreto priorizar as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Oeste catarinense, que faz parte da MesoMercosul, será beneficiado com destaque para ações nas áreas de turismo, indústria moveleira e agroindústria familiar.

Fonte: MB Comunicação