Sistema Único de Assistência Social em debate em Chapecó

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), em conjunto com a Universidade Comunitária Regional de Chapecó, promoveu, nesta semana, o Seminário Regional sobre implantação/implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no salão de atos da Unochapecó. Cerca de 150 pessoas participaram do evento.


A palestrante Simone Aparecida Albuquerque, diretora do departamento de gestão do SUAS na esfera do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome explanou sobre os desafios da gestão na implantação do Sistema Único de Assistência Social, destacando a qualificação dos gestores, conselheiros e trabalhadores da Assistência Social, com a realização de concurso público, e a participação mais efetiva dos governos estaduais no co-financiamento do SUAS.


A implantação iniciou há apenas dois anos e 96% dos municípios brasileiros já aderiram as SUAS. Em Santa Catarina, o índice é de 92% dos municípios. Em Chapecó, já estão em atividades cinco Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).


O seminário promoveu ainda o processo de discussão/aprovação da NOB/RH/SUAS (Norma Operacional Básica/Recursos Humanos/Sistema Único de Assistência Social) e a rearticulação do Fórum Regional de Conselheiros de Assistência Social.


Foram parceiros do evento, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) – 12ª região, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó (SDR) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).


Fonte: MB Comunicação