Nova secretária nacional de programas regionais faz 1a visita oficial à SC

         A arquiteta catarinense Márcia Regina Sartori Damo, nomeada no início de julho secretária de programas regionais do Ministério da Integração Nacional, realiza nesta sexta-feira sua primeira viagem oficial a Santa Catarina.


         A Secretária estará, nesta sexta-feira, às 10h30 da manhã no campus da Unoesc, em Campos Novos, onde acompanhará a finalização do PROGRAMA PRODUZIR.


        O programa tem a parceria do Órgão das Nações Unidas para a Alimentação (FAO) e, neste ano, promoveu a capacitação de campo e a organização de 90 produtores de peixe do meio oeste barriga-verde. O programa faz parte das atividades da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e foi executado pelo Instituto Saga, de Chapecó.


       Márcia explicou que o Ministério da Integração Nacional, com o apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, almeja com o PRODUZIR – Programa de Organização Produtiva de Comunidades, estimular as capacidades empreendedoras, promover maior aproveitamento das potencialidades do território, contribuir para o aumento da renda e melhorar as condições de vida das populações beneficiadas no município de Campos Novos. As entidades envolvidas são o   SAGA – Instituto de Desenvolvimento Regional e a AMPLASC- Associação dos Municípios do planalto Sul Catarinense.


       O Ministério aportou R$ 100 mil reais. O p rograma atua a partir dos eventos de capacitação em campo tendo como foco os Arranjos Produtivos Locais – APLs que possuam investimentos na região e efetivamente consigam gerar e fortalecer empreendimentos.


       Em Campos Novos, o programa permitiu estruturar o arranjo produtivo local de piscicultura como atividade oportuna para o desenvolvimento da região, envolvendo três comunidades: a Cooperativa de Produção Agropecuária 30 de Outubro (assentamento 30 de Outubro com 26 participantes), a Sociedade Social Cristo Rei (reassentamento GERASUL com 38 participantes) e a Associação dos Trabalhadores Assentados Sepé Tiaraju   (assentamento Sepé Tiaraju   com 25 participantes).


       Especialista em urbanismo, planejamento e desenvolvimento regional, Márcia   ganhou destaque nacional como coordenadora do Programa Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul,   presidente e vice-presidente do Fórum Mesorregional.  


         Tem longa atuação no assessoramento dos municípios como secretária-executiva da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc), em Chapecó e, nos últimos três anos, em Florianópolis, como assessora especial da Secretaria de Planejamento na implementação do programa de descentralização administrativa do governo estadual, coordenando o projeto Meu Lugar (PNUD).


         Márcia, que não tem filiação partidária, aceitou o convite do ministro Pedro Brito como – Cuma homenagem ao pioneirismo dos catarinenses em programas de desenvolvimento regional. Ela mantinha longo relacionamento e estreita cooperação com todas as esferas do Ministério da Integração Nacional   desde 1997.


Fonte: MB Comunicação