Nepotismo e contrato administrativo encerram congresso da FECAM

Mais de 400 participantes, entre eles, prefeitos, vice-prefeitos, juízes, promotores, secretários, procuradores e assessores jurídicos catarinenses e de outros estados participaram durante três dias do Congresso Catarinense de Direito Administrativo, que encerrou hoje (2/8) com a discussão de temas sobre nepotismo e contrato administrativo, no auditório do Centro Diocesano de Pastoral, em Joinville.


O presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, Juarez Freitas, encerrou o evento com a discussão do tema parceria público-privada. O presidente explicou a Lei de PPP (11.709/2004) e enfatizou a importância de resguardar nesse contrato a Lei de Responsabilidade Fiscal. “A PPP não se confunde com a terceirização, é um contrato entre parceiros público e privado, fiscalizado pelo Tribunal de Contas”, disse. Nesse contrato, o município visa qualificar o serviço público, principalmente, nas áreas de infra-estrutura e saneamento básico.


Contrato Administrativo


Dentre os temas discutidos nesse painel (2/8), o “contrato de prestação de serviços jurídicos e as decisões do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina” foi abordado pela especialista em Administração Pública, Sandra Krieger Gonçalves”, que ressaltou a importância de um “corpo técnico jurídico preparado e permanente” nas instituições públicas.


“A realidade catarinense, de um grande número de municípios pequenos, que tem em seus quadros um ou dois advogados, vez ou outra, demanda a contratação de um profissional especializado. Isso, contudo, de acordo com a Lei de Licitação, deve atentar para as singularidades dos casos, assim como exigir a especialização do contratado, e com um prazo fixo”, observou.


Também foram discutidas questões em relação aos consórcios públicos, pelo advogado Marcelo Harger, e sobre a revisão, reajuste e repactuação nos contratos administrativos, pelo especialista em Direito Administrativo, Rodrigo Galvão.


Com o tema “os efeitos do Direito Eleitoral sobre os contratos administrativos”, o professor Ericson Scorsim encerrou este painel, falando sobre os contratos publicitários em época de eleição. A Lei 9.504/94, que estabelece as normais gerais das eleições e conduta dos agentes públicos, proíbe a publicidade institucional nos três meses que antecedem o pleito. “As exceções ficam por conta de atividades de mercado, como é o caso da empresas estatais, ou no caso de uma grave e urgente necessidade pública reconhecida pela Justiça Eleitoral. A violação dessa lei pode provocar até mesmo a cassação dos direitos políticos do candidato”, advertiu.


Fonte: Ascom FECAM